Com expectativa de imunizar 55 mil cães e gatos, CCZ oferece 60 mil doses da vacina
(FÁBIO MARÇAL)
Sessenta mil doses da vacina que imuniza contra a raiva animal serão disponibilizadas amanhã para cães e gatos que têm a partir de três meses de vida. Os proprietários dos animais podem levá-los a um ponto de vacinação perto de casa para protegê-los contra a doença. Haverá 94 postos de vacinação espalhados pela área urbana de Montes Claros, das 8h às 17h – 68 pontos fixos e 26 móveis.
Na zona rural do município, a Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada em três datas distintas: 18 de agosto, nas proximidades de Lagoinha, Planalto e Olhos d’Água; 25 de agosto, em Samambaia, Chácara das Paineiras e Santa Bárbara; e 1º de setembro, em Aparecida do Mundo Novo, São Pedro das Garças e Nova Esperança.
De acordo com o coordenador de Saneamento e Controle do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Flamarion Cardoso Gualberto, a vacinação é muito importante, porque em 2018 foi encontrado um morcego da espécie frugívoro, que se alimenta de frutas, com a virose da raiva, uma doença com alta letalidade.
Assim, cães e gatos do município precisam ser protegidos. Ainda de acordo com ele, a expectativa é vacinar 55 mil animais.
O CCZ orienta a população que transporte os cães com coleiras e guias próprias. Cachorros mais agressivos e de maior porte devem ser conduzidos com focinheira, para evitar acidentes. Os gatos, por sua vez, devem ser levados, preferencialmente, dentro de caixas próprias para transporte ou sacos de linhagem.
A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei e é o maior fator de relevância para garantir o controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para ter o controle da doença na população humana.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4400.