Vacinação contra a febre aftosa termina no final do mês

Jornal O Norte
08/05/2006 às 10:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Termina no dia 31 de maio mais uma etapa de vacinação contra febre aftosa no maior e mais importante circuito pecuário nacional – Circuito Pecuário Centro Oeste - que envolve parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte do Paraná, São Paulo e Distrito Federal. O lançamento oficial da vacinação nacional acontece no último dia três, durante a abertura da ExpoZebu 2006, em Uberaba.

A expectativa do governo do Estado é a de que nas 151 mil propriedades rurais distribuídas por 325 municípios das regiões do alto Paranaíba, noroeste, sudoeste - margem esquerda do rio São Francisco, sul de Minas e triângulo Mineiro, sejam imunizados 11,5 milhões de bovinos de todas as idades.

De acordo com o Ima – instituto mineiro de Agropecuária, o trabalho de erradicação da febre aftosa na América do Sul, especialmente naqueles países que tem fronteira com o Brasil, é tarefa indispensável para acabar com a ocorrência da doença no território nacional.

PRECAUÇÃO

Em Minas, a secretaria de estado da Agricultura, por meio do Ima, vem executando desde o ano passado novas ações para evitar a contaminação do rebanho pelo vírus da febre aftosa. No pacote de medidas adotadas, estão a criação do serviço para denunciar os produtores que não estejam vacinando seus animais, o reajuste das multas para os produtores que não cumprirem a determinação de vacinar, o aumento do número de exames sorológicos para confirmar a ausência do vírus da doença em território mineiro e a identificação da carne vendida no estado, além de uma melhor distribuição das barreiras sanitárias fixas e móveis com os estados vizinhos. Desde novembro de 2005 está funcionando o programa Ligue Minas Aftosa (número 0800-9402000) que recebe as denúncias sobre a falta de vacinação, de vacinas em alguns municípios do estado, além de tirar dúvidas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por