(Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
A vacinação contra a Covid-19 deste sábado (2), em Belo Horizonte, será exclusiva para aplicação da segunda dose da Pfizer em pessoas de 43 e 44 anos. No entanto, apenas poderão concluir o esquema vacinal aqueles cuja data no cartão de vacina esteja marcada para até 9 de outubro.
Conforme informou a prefeitura da capital, a imunização em postos fixos de repescagem para quem perdeu a data de convocação retomam na segunda-feira (4). Em BH, mais de 1,3 milhão de pessoas já receberam as duas doses, ou dose única, do imunizante. Na prática, segundo dados divulgados pela administração municipal, mais da metade do público-alvo concluiu a vacinação até o momento.
Por aqui, seguindo a convocação de cada grupo, a expectativa é que pelo menos 80% das pessoas estejam completamente imunizadas até novembro. Na próxima semana, por exemplo, também poderão receber a segunda dose da Pfizer os moradores de 42 anos.
Adolescentes e terceira dose
Nos próximos dias, também haverá aplicação da primeira dose para adolescentes de 13 a 16 anos, completos até 31 de outubro, e dose de reforço para idosos de 75 e 76 anos, que completaram o esquema vacinal há seis meses.
Além deles, também receberão a terceira aplicação os moradores com alto grau de imunossupressão cuja segunda dose já tenha completado 28 dias. Veja abaixo a programação completa até 9 de outubro:
Locais e horários
Neste sábado, os usuários que precisam concluir o esquema vacinal devem acessar os locais por tipo de imunizante. Os endereços estão disponíveis no portal da PBH, veja https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19. O horário de funcionamento dos pontos de imunização, aos sábados, é das 7h30 às 14h para pontos fixos e extras, e das 8h às 14h para drive-thru.
Já em dias úteis, o funcionamento segue das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para drive-thru. Também há postos com horário noturno, abertos até 20h.
O que levar
Para garantir a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Já para a dose de reforço, é preciso ser residente de Belo Horizonte e apresentar o comprovante de endereço, além do comprovante de imunização.
Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, a PBH orienta a apresentação de exames, receitas ou relatório médico, emitidos em até 12 meses antes da data de convocação, assinado, carimbado e em versão original, além de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência na capital.