Paliativo

Vagão histórico degradado na sede do Iphan recebe nova cobertura após denúncia do Hoje em Dia

Patrimônio tem vários danos: madeira está manchada e desbotada, e as peças de metal apresentam bastante sujeira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/09/2023 às 11:59.
Atualizado em 27/09/2023 às 12:02

Vagão está na sede do Iphan, na região central de BH (Maurício Vieira e Valéria Marques)

Vagão está na sede do Iphan, na região central de BH (Maurício Vieira e Valéria Marques)

Menos de uma semana após o Hoje em Dia mostrar um vagão histórico exposto a sol e chuva, em Belo Horizonte, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) colocou uma nova lona para proteger o patrimônio datado do início do século XX. O bem está na sede do órgão, na região central. 

São dois vagões, avaliados em R$ 112 mil. Ambos receberam a nova cobertura. Oe veículos haviam sido doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2019. O objetivo era recuperar, conservar e colocá-los em exposição. No entanto, não há previsão para a restauração. 

A falta de zelo estava contribuindo para a degradação do bem. Há danos no teto e na cobertura. A madeira está manchada e desbotada, e as peças de metal apresentam bastante sujeira.

Os veículos são parte da história das ferrovias no Estado. Um deles servia ao primeiro chefe da rede ferroviária em Minas, sendo usado para viajar para fazer despachos. O outro era um carro restaurante. Ambos tinham mobiliários da época, como lustres, ventiladores, mesas e cadeiras de madeira.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por