Defesa Civil reforça os cuidados aos moradores da capital
O feriado de Natal será de céu nublado, com possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, a qualquer hora do dia, em Belo Horizonte. Os termômetros devem oscilar entre 18°C e 27°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 60%, à tarde. As informações são da Defesa Civil.
Em meio às fortes chuvas registradas nos últimos dias e previsão de novas precipitações nesta semana, o órgão municipal renovou o alerta de risco geológico forte, que indica perigo de desabamento ou deslizamento de terra provocados pelo solo encharcado de água. O comunicado é válido até sexta-feira (27) para todas as regionais da capital.
Moradores da cidade, principalmente de aglomerados, devem redobrar a atenção. A população deve ficar atenta ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: