(Divulgação/CBMMG)
Funcionários da Vale que atuam na mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, participaram na manhã desta quinta-feira (13) de um simulado de emergência. Segundo a mineradora, ação simulou um salvamento e transporte de vítima com uso de helicóptero.
O Corpo de Bombeiros também participou da ação. Além do treinamento dos empregados que trabalham nas frentes de obra de contingência na mina, o simulado teve como objetivo testar os recursos disponibilizados pela empresa e por instituições públicas, além de avaliar os tempos de respostas, de comunicação e logística para uma atuação mais eficaz.
Em nota, a Vale afirmou que "todos os funcionários que atuam nas frentes de obra na Mina Gongo Soco passam por treinamentos e simulados de segurança e estão orientados sobre como proceder em caso de rompimento de barragem. Todas as medidas são preventivas e visam proteger a vida dos empregados".
Nível 3
A barragem Sul Superior teve nível de segurança elevado a 3, que indica risco iminente de ruptura, em 22 de março. No dia 13 de maio, a Vale informou às autoridades que o talude da mina da represa poderia desmoronar, ocasionando abalo sísmico que poderia fazer com que a Sul Superior se rompesse.
De acordo com o último boletim divulgado pela Agência Nacional de Mineração, na última sexta-feira (7), a movimentação do talude norte da mina estava em 41,7 centímetros por dia.