(Reprodução)
A Copa do Brasil contará, pela primeira vez, com o uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR), a partir da fase de quartas de final. Para escalarecer os detalhes da implementação da tecnologia, uma apresentação à imprensa foi comandada por Manoel Serapião, Diretor Técnico da ENAF (Escola Nacional de Arbitragem do Futebol), na sede da entidade.
De acordo com Serapião, serão utilizadas, para esclarecer lances duvidosos, todas das câmeras utilizadas na transmissão das detentoras Globo e Fox; de 14 a 16 por partida.Além disso, o diretor técnico garante que com seis ou sete, é possível obter clareza em 95% dos lances.
Questionado se a tecnologia pode ser utilizada também no Campeonato Brasileiro, Manoel rechaça e justifica que que não há material suficiente para atender a demanda, mesmo tendo aptidão técnica para tal.
A entidade maior do futebol brasileiro, por meio do coordenador do Árbitro de Vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, ainda afirma que os acertos com o VAR chegarão a 98,8%, contra 93% quando ele não é utilizado. Ao todo, 64 profissionais (árbitros e auxiliares) estão aptos a trabalhar em duelos com uso da tecnologia.
Wilton Sampaio
Escolhido para apitar o duelo do Cruzeiro contra o Santos, nesta quarta-feira (1), o goiano Wilton Sampaio será o único desta rodada de ida com experiência com uso do VAR. Ele esteve na Copa do Mundo da Rússia, representando o Brasil, e operou o sistema na competição mais importante do planeta. No confronto, porém, estará dentro de campo, e terá como apoio de vídeo a equipe formada por Bráulio da Silva Machado, Hélton Nunes e Marcelo de Lima Henrique.
Duelos das quartas de final da Copa do Brasil 2018:
01/08 -
Corinthians x Chapecoense
Grêmio x Flamengo
Santos x Cruzeiro
02/08 -
Bahia x Palmeiras
CONFIRA A LISTA
Grêmio x Flamengo
Confira a equipe do VAR para cada duelo das quartas:
VAR: Rafael Traci
Assistente VAR: Alex Ang Ribeiro
Apoio VAR: Luiz Flávio de Oliveira
Corinthians x Chapecoense
VAR: Péricles Bassols
Assistente VAR: Bruno Boschilia
Apoio VAR: Dewson Freitas da Silva
Santos x Cruzeiro
VAR: Bráulio da Silva Machado
Assistente VAR: Hélton Nunes
Apoio VAR: Marcelo de Lima Henrique
Bahia x Palmeiras
VAR: Leandro Vuaden
Assistente VAR: Ivan Bohn
Apoio VAR: Rodolpho Toski Marques