(GM/Divulgação)
A cada dia os modelos híbridos e elétricos têm ganhado mais relevância na indústria automotiva, e dificilmente essa tendência irá se reverter. As razões são bastante claras, dominar e consolidar tecnologias de aproveitamento de recursos renováveis e que não agridem o meio-ambiente é o caminho para as marcas que quiserem sobreviver a médio prazo.
Dessa forma, fabricantes têm investido em diversas frentes que vão desde os automóveis híbridos, que unem motores a combustível fóssil com unidades elétricas que atuam de forma compartilhada, ou opções com motores comuns que são geradores para as unidades elétricas que irão deslocar os carros. Há também os modelos totalmente elétricos, carregados na tomada na parede e outro movidos à célula de combustível. Saiba quais são esses carros e quais já existem no Brasil.
Os automóveis híbridos e elétricos começaram a ganhar mercado há 19 anos, quando a Toyota apresentou a primeira geração do Prius. O modelo caiu no gosto do consumidor norte-americano, até então totalmente alheio aos automóveis eficientes e de menor impacto ambiental.
O conceito do Toyota consistia em unir um motor elétrico à uma unidade a gasolina compacta. Daí o trabalho conjunto reduziria o consumo de gasolina. O resultado deu certo e atualmente o Prius tem diferentes derivações de carroceria e já conta com um irmão totalmente elétrico, o Mirai.
Mas a Toyota não está sozinha nesse cenário, praticamente todos os fabricantes apostam em pesquisas de híbridos e elétricos. No Brasil a Fiat e a Itaipu Internacional desenvolveram um projeto de automóvel elétrico.
Performance
E quem pensa que híbridos e elétricos são carros molengas e de formas estranhas, estão totalmente enganados. O BMW i8 por exemplo é esportivo híbrido de performance elevada, Já os caríssimos Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder combinam poderosas unidades a gasolina com motores elétricos que somam potências elevadíssimas, que lhe conferem performance assustadora.
E para ninguém achar que é exagero, as 24 Horas de Le Mans do ano passado foi vencida por um híbrido, o Porsche 919 Hybrid, que desbancou o todo poderoso Audi R18 E-tron Quattro, também híbrido.
Tomada
No entanto, uma tendência que tem corrido em paralelo e ganhado espaço são os modelos totalmente elétricos, que podem ser do tipo Plug-in, como o Nissan Leaf, Renault Zoe, Chevrolet Bolt e Tesla Model S e Model 3, ou com geradores de corrente por meio de motor a combustão, como o BMW i3.
Estes carros se locomovem apenas com a energia das baterias que fazem com os motores elétricos tracionem as rodas. Todos os exemplos acima, inclusive o i3, podem ser carregados na corrente elétrica, basta ter um ponto de carregamento ligado à rede elétrica.
Hidrogênio
Outra vertente que tem sido testada há alguns anos são os modelos movidos à célula de hidrogênio. A tecnologia é uma das mais inovadoras e ainda não chegou a um custo acessível para escala indústria.
Seu princípio é utilizar armazenar hidrogênio em taques que são processados para reação química que transforma o elemento em eletricidade para carregar as baterias e alimentar os motores elétricos.
Um dos grandes entraves dos modelos com motores elétricos são o preço, peso e autonomia das baterias, que precisarão baratear em 50% e dobrar de eficiência até 2022, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Modelos que já rodam e vão rodar no Brasil
BMW I3 (A PARTIR DE R$ 170 MIL)
Apontado como primeiro modelo 100% do mercado, o i3 utiliza um pequeno motor três cilindros de 600 cm³ para gerar eletricidade para as baterias que irão alimentar o motor elétrico de 170 cv. O conjunto de baterias leva cerca de 16 horas para carregar na rede elétrica, mas pode cair para cinco com uso de carregador rápido.
BMW 18 (R$ 800 MIL)
Se o i3 foi pensado para ser um carro urbano, o i8 e um verdadeiro esportivo. Com um motor turbo 1.5 de 231 cv e um elétrico de 131 cv, que juntos somam 362 cv e 57 mkgf de torque, que permitem que o esportivo acelere brutalmente de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinja a velocidade máxima de 250 km/h.
CHEVROLET BOLT (SEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO)
O Bolt é o primeiro modelo compacto totalmente elétrico da GM. O carrinho que regenera suas baterias via corrente elétrica, é equipado com motor de alto desempenho de 200 cv, que lhe garantem ótima performance. O conjunto de baterias tem autonomia de 300 quilômetros. Nos EUA, ele custará US$ 33.170
FORD FUSION HYBRID (A PARTIR DE R$ 144 MIL)
O Fusion Hybrid está no país há cinco anos. A atual geração une motor 2.0 a combustão com uma unidade elétrica, que juntos somam 190 cv. Eles atuam de forma combinada, sendo que o elétrico é capaz de acelerar até 100 km/h. O motor a combustão, além de carregar as baterias atua quando há demanda.
LEXUS CT 200H (A PARTIR DE R$ 141 MIL)
O hatch da divisão de luxo da Toyota foi apresentado no Salão do Automóvel de 2014 e chegou ao mercado no ano passado. Trata-se de uma versão de luxo do Prius abarrotada de conteúdos e que une unidade motor 1.8 de 136 cv a uma unidade elétrica, que opera sozinha em condições de baixa performance.
NISSAN LEAF (EM TESTES)
O Leaf está rodando no Brasil há uns dois anos em carater experimental nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O hatch japonês e um legítimo Plug-In e não conta com outra fonte de alimentação que não seja a estação de recarga. Silencioso e com desempenho modesto, a autonomia da bateria é de 160 quilômetros.
RENAULT KANGOO ZE (EM TESTES)
Apesar de já ter exibido o modelo simpático Twizy no Salão do Automóvel de São Paulo, a Renault ainda está em dúvida se inicia as vendas por aqui, mas sua jornada elétrica já começou com o Kangoo ZE. O fabricante selou um contrato com os Correios que incluiu o modelo na frota em caráter experimental.
TESLA MODEL 3 (SEM DATA DE LANÇAMENTO)
A Tesla já deu sinal verde de que irá vender o Model 3 no Brasil, mas só não informou quando. O modelo totalmente elétrico é uma versão simplificada do sedã Model S e deveria entrar em produção já este ano. Com proposta metropolitana, o modelo tem baterias com autonomia de 300 quilômetros.
TOYOTA PRIUS (R$ 116 MIL)
O híbrido mais popular do planeta só chegou ao Brasil em 2013. Esse Toyota que se tornou febre no Japão e nos Estados Unidos combina motor a 1.8 a gasolina com uma unidade elétrica. Assim como o Fusion, os motores trabalham sob demanda, sendo que em condições de pouca exigência a unidade elétrica se torna primária.