(Foto: Fiat/Divulgação)
O novo teto de isenção de tributos para o consumidor PcD provocou uma corrida para ajuste de preços das marcas. O limite que durante anos foi de R$ 70 mil e teve elevações temporárias de até R$ 200 mil, agora tem novo teto fixado em R$ 120 mil.
O benefício passa a valer a partir da próxima semana, já em 2024 e chega para atender uma demanda desse perfil de consumidor que não conseguia mais comprar um carro automático (fundamental para motoristas com deficiência) com o teto de R$ 70 mil. E com o sarrafo elevado para R$ 120 mil, fabricantes começaram uma corrida para ajustar versões de seus modelos para atrair essa clientela que anda com demanda reprimida.
Um desses modelos é o Fiat Fastback. O SUV cupê, ganhou recentemente uma versão de entrada com preço sugerido de R$ 122 mil. Para adequar ao novo teto, a marca italiana reduziu o valor para público geral para R$ 118 mil.
Com os descontos tributários, o preço para o consumidor PcD despenca para R$ 101.620. Ele ficou mais barato que seu irmão Pulse 1.3 (manual), que custa a partir de R$ 103 mil para o público geral.
O pacote de conteúdos praticamente não sofreu mudanças em nem foi depenado, como é de praxe nas versões PcD. A versão lança mão do pacote de assistentes de condução ADAS, que foi incluído na Audace, que era antiga opção de entrada.
A lista conta com computador de bordo, ar-condicionado digital de uma zona, multimídia flutuante de 10 polegadas (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay), carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, assim como sensor de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O motor é a unidade Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão automática do tipo CVT, com emulação de sete marchas.