(Audi)
A Audi revelou a edição de lançamento do utilitário-esportivo (SUV) Q2, que entrará em pré-venda em setembro no mercado europeu. Para reforçar a chegada do jipinho a marca das quatro argolas criou a versão Edition #1, que se destaca pelo acabamento na linha esportiva S Line, com direito a rodas aro 19, pintura especial em tom de cinza escuro e para-choques com desenho exclusivo.
Sob o capô, a edição de lançamento poderá ser combinada com qualquer uma das seis opções disponíveis para o SUV, partindo da unidade três cilindros turbo 1.0 de 116 cv (que é a mesma que, por aqui, equipa o Up TSI e futuramente o Golf). Outro motor conhecido do mercado brasileiro é a unidade TFSI 1.4 de 150 cv, aplicada aos paranaenses A3 Sedan, Q3 e Golf.
O Q2 também poderá ser equipado com motor 2.0 de 190 cv, assim como duas unidades turbodiesel 1.6 de 116 cv e 2.0 com potências de 150 e 190 cv.
Os motores também podem ser combinados com caixa manual de seis marchas ou transmissão de dupla embreagem e sete velocidades S tronic. Ainda pode ser equipado com tração dianteira ou integral (esta exclusiva para as versões topo, de 190 cv).
Entre os equipamentos disponíveis para a edição estão bancos revestidos em couro, sistema de áudio de alta fidelidade fornecido pela Bang & Olufsen, além de outras firulas que marcam a série.
No Brasil
O Q2 era um forte candidato a ganhar nacionalidade brasileira. A Audi elaborou plano de produção, mas arquivou o projeto por tempo indeterminado. O motivo é o fraco desempenho da indústria automotiva e a falta de perspectiva de aquecimento do setor em curto prazo. A implemen-tação à planta de São José dos Pinhais (PR) não seria problemática. O modelo compartilha a mesma base do Golf e conta com o mesmo conjunto de motor já produzido aqui.