Versão de alta performance do Continental GT foi pensada para pista, mas não para competições oficiais

(Foto: Bentley/Divulgação)
A Bentley revelou o novo Continental GT Supersports, com tiragem limitada a 500 unidades. A versão endiabrada marca o retorno do nome Supersports, usado pela fabricante inglesa em versões orientadas à dirigibilidade.
A proposta da edição é ampliar a performance com a redução de peso, ampliação da carga aerodinâmica e adoção de tração traseira, rompendo com a configuração tradicional da linha. Tudo em nome da perfeita dirigibilidade.
O motor é um V8 biturbo de 4.0, sem eletrificação, calibrado para entregar 666 cv e 81 kgfm. O conjunto trabalha com câmbio de dupla embreagem de oito marchas, revisado para trocas mais rápidas.
Toda a força é enviada ao eixo traseiro por meio de um diferencial eletrônico com vetorização de torque. Segundo a Bentley, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança 310 km/h.
Para reduzir a massa, o Supersports recebeu teto de fibra de carbono, remoção dos bancos traseiros, interior simplificado e peças externas feitas no mesmo material. O peso final fica abaixo de 2 toneladas, número menor que o da versão Speed. Parte da estratégia inclui rodas forjadas de 22 polegadas, freios de carbono-silício e uso de componentes mais leves em suspensão e estrutura.
A aerodinâmica também foi revista. O pacote inclui spoiler dianteiro, aletas para direcionar o fluxo de ar, saias laterais, difusor traseiro ampliado e asa fixa. Segundo a marca, o conjunto gera até 300 kg extras de downforce em comparação à configuração padrão do Continental GT. A suspensão utiliza braços duplos na frente e conjunto multilink atrás, com barras estabilizadoras eletrônicas, que ajustam a rigidez sob demanda.
O interior traz dois bancos esportivos, posicionados mais baixos, revestidos em couro, além de acabamento em fibra de carbono. O espaço traseiro foi substituído por um compartimento estruturado em carbono. Cada unidade será numerada, e a Bentley disponibiliza opções de personalização por meio da divisão Mulliner, com combinações de cores, faixas externas e materiais.
As entregas globais começam em 2027. O preço não foi divulgado, mas ficará acima das versões convencionais da gama Continental GT, que no Reino Unido parte de 200 mil libras (R$ 1,4 milhão). Por aqui, se o modelo chegar, não sairia por menos de R$ 5 milhões.