BMW 328 completa 80 anos e ainda mais caro

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
01/04/2016 às 21:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:45
 (Divulgação)

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Na década de 30 crises econômicas e políticas pipocavam mundo afora. Por aqui, Getúlio Vargas, que deu um pontapé em Washington Luís, se preparava para instaurar o Estado Novo. Os Estados Unidos tentavam se reerguer da quebra da Bolsa de Nova York, de 1929, e a Alemanha vivia uma penúria que levou Adolf Hitler ao poder. E mesmo num cenário tão caótico (e que ficaria pior em 1939) a indústria do automóvel aspirava dias melhores, como fez a BMW com o 328. 

Considerado com um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã ao lado do também roadster 507, o 328 chegou ao mercado em 1936, quase que junto com os Jogos Olímpicos de Berlim, eternizados pelas lentes de Leni Riefenstahl.

Seu desenho elegante com curvas suaves e aerodinâmicas era marcado pelo enorme capô, para-lamas integrados às caixas de ar e cabine recuada com os bancos praticamente sobre o eixo traseiro. Toda carroceria era montada sobre um chassi tubular que garantia ótima estabilidade nas curvas.

O roadster foi projetado para ser um automóvel de passeio e também de competição, e tinha comoalvo o Alfa Romeo 6C. No entanto, seu arqui-inimigo seria o 8C, que nasceria dois anos depois.

E para se mostrar superior ao esportivo milanês, o 328 contava com motorização sofisticada. O bloco seis cilindros em linha 2.0 contava com duplo comando de válvulas, cabeçote em alumínio e câmaras de combustão hemisféricas.

Tudo isso fazia com que a unidade desenvolvesse 80 cv. Para os padrões atuais é potência de um carro 1.0, mas há 80 anos era o suficiente para obter ótima performance, ainda mais num esportivo de menos de 850 quilos. O 328 partia da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7 segundos e atingia velocidade máxima de 165 km/h.

O roadster era um automóvel sofisticado e caríssimo. Ele custava quase quatro vezes o valor cobrado pelo sedã médio 326. O valor da época em dólar era de cerca de US$ 3 mil, que hoje seria algo em torno de US$ 41 mil (R$ 147 mil). Para os padrões da época era uma fortuna, ainda mais em uma Alemanha vítima de uma hiper-inflação. Hoje, ele pode chegar a US$ 1 milhão (R$ 3,6 milhões).

MILLE MIGLIA
O ponto alto do 328 foi a versão MM projetada para correr a famosa Mille Miglia, em quepilotos percorriam 1.500 quilômetros (quase mil milhas) em estreitas estradas entre as cidades de Brescia e Roma.

Para vencer a prova o time de desenvolvimento da BMW redesenhou totalmente a carroceria para reduzir ao máximo o arrasto e o peso para 715 quilos. Os para-lamas destacados integraram ao restante da carenagem assim como as rodas traseiras foram tapadas. O seis cilindros também foi retrabalhado para gerar 135 cv e atingir a máxima de 200 km/h.

No entanto, as seis unidades produzidas tiveram bom desempenho em circuitos fechados, mas não conseguiram prosperar na charmosa prova italiana.

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