BMW M3 GTR que correu na ALMS foi utilizado para homenagear os 30 anos de uma das principais franquias de videogame de corridas
(BMW/Divulgação)
A série de corridas Need For Speed acaba de completar 30 anos de seu lançamento. Desde o primeiro episódio foram dezenas de games em que a premissa é acelerar.
Ao longo das três décadas vários carros reais foram reproduzidos na franquia. Teve de tudo, do conceitual Ford GT90 a um pacato Nissan Sentra.
Mas o carro mais popular da franquia foi o BMW M3 GTR (E46). No game, o carro de pistas alemão ganhou protagonismo como um dos bólidos de Need For Speed Most Wanted, de 2005. Era um dos carros mais cobiçados do jogo, com sua pintura prata e azul.
E para marcar a efeméride, a BMW resolveu converter um M3 GTR de seu acervo no carro do game. O carro foi utilizado na temporada 2001 da American Le Mans Series (ALMS), campeonato de longa duração, nos moldes do Mundial de Endurance (WEC). Ela basicamente aplicou a pintura no carro e adicionou um imenso aerofólio.
Por dentro, o carro manteve a estrutura de competição, com gaiola de sobrevivência, volante, banco e instrumentação de pista. E claro, sem nenhum centímetro de tecido.
Sob o capô também não há mudanças. O carro manteve seu motor V8 de 450 cv, diferentemente do M3 de rua que era equipado com o tradicional seis cilindros 3.0.
O M3 GTR teve apenas 10 unidades produzidas, para efeito de homologação, uma vez que os carros de turismo deveriam derivar de uma unidade de produção.