(Divulgação)
Se pela altura o caro leitor pensou que a BMW S 1.000 XR é uma motocicleta para uso misto, pensou errado! É algo novo, reúne as melhorescaracterísticasdevários segmentos. O chassi derivado da superesportiva S 1.000 RR garante muita esportividade. As suspensões com assistência eletrônica são impecáveis na estrada, assim como na aventura urbana ou na terra. Por fim, a posição de pilotagem alta, ereta e protegida do vento pelo para- brisa é confortável em qualquer situação.
No motor, nada menos que 160 cv, com muita força em todas as rotações. Destaque para o sistema “ABS Pro” que permite frenagens seguras mesmo com a moto inclinada, sem a usual tendência ao “endireitamento” dos sistemas antigos, que comprometem o equilíbrio nas curvas.
Outra novidade é o sistema que permite trocas de marchas sem usar a embreagem, muito útil em condução esportiva por evitar que o piloto tenha que movimentar a mão esquerda sobre o guidão durante as curvas. Mas os “truques” eletrônicos não param por aí, a tração é controlada eletronicamente para que não haja escorregamento e nem que ela empine nas arrancadas e acelerações.
O mais interessante é a possibilidadede “customizar” as reações da máquina, conforme as condições de pilotagem e a sua preferência. Por meio de um botão é possível selecionar entre quatro perfis de desempenho, “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Dynamic Pro”, que dosarão a entrega de potência do motor, sensibilidade do acelerador, e as respostas da suspensão, freio e tração, sempre de forma ideal para o melhor desempenho e segurança em cada uma dessas situações.
Quem quiser domar a fera “na unha”, basta desconectar um plugue sob o assentoparaquepraticamente toda a ajuda eletrônica seja desativada, mas depois não venha reclamar...
Ficha BMW S 1.000 XR
O QUE É?
Categoria “Crossover”, desempenho de “esportiva”, versatilidade de “adventure” e conforto de “touring”.
ONDE É FEITA?
Montagem Manaus.
QUANTO CUSTA? R$ 72.900
COMO ANDA?
O desempenho é vibrante em todas as faixas e a elasticidade do motor convida a acelerar. São 160 cv, torque de 11,4 mkgf, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,1s e velocidade máxima de 250 km/h. Com guidão leve e reações adequadas às inclinações, a ciclística é impecável. O elevado assento do garupa é confortável e proporciona boa visibilidade.
COMO BEBE?
O consumo 14,8/21,5 km/l (cidade/estrada).
COM QUEM CONCORRE?
Não há concorrentes diretos. As mais próximas são a KTM 1290 Super Duke R (R$ 79 mil), Ducati Multistrada 1.200 S Touring (R$ 70.985) e, mais voltada para o uso misto, a Triumph Tiger Explorer XC ABS (R$ 63.990).
CONTEÚDO:
Painel de instrumentos completo, partida sem chave, cavalete central, preparação para GPS, controlador de velocidade, punhos aquecidos e suportes laterais para fixação de malas laterais e “top case”.
PONTOS POSITIVOS:
VERSATILIDADE
DESEMPENHO
CONFORTO
PONTO NEGATIVO:
ALTURA ASSENTO PILOTO