Renault Boreal oferece tecnologia e motor potente, seguindo a cartilha do segmento de SUVs médios
(Renault/Divulgação)
A Renault decidiu virar a chave em sua estratégia brasileira em 2023. Deixou de produzir carros de baixo custo e passou a apostar em modelos mais qualificados e com maior valor agregado.
Uma decisão necessária para um mercado com crédito escasso, dólar caro e demais fatores que tiraram o brasileiro das concessionárias. Hoje, quem compra carro é uma parcela ínfima da população, pois metade do que se emplaca vai parar nas mãos de empresas, frotistas e locadoras.
Diante desse cenário ficou difícil convencer o brasileiro a pagar caro por um Logan ou Sandero. Mas o consumidor que ainda tem bala na agulha se seduz por um Jeep Compass. Assim, a Renault criou seu próprio Compass, que se chama Boreal.
O Boreal acaba de ser revelado em uma apresentação global. Assim como outros SUVs médios, como o Volkswagen Taos, foi um carro desenhado para o mercado latino e demais países emergentes.
Bonito, tem porte sofisticado, com um corpão de 4,55 m de comprimento. Ou seja, 15 cm a mais que o Compass, que apesar de ter perdido a liderança para o Toyota Corolla Cross, ainda é referência no segmento.
O Boreal segue a receita do SUV médio, com porte anabolizado, grande área envidraçada, lanternas e faróis elevados e tudo que um utilitário oferece. Mas a Renault deu personalidade ao modelo, com estilo muito peculiar, dotado de elementos angulosos, principalmente no conjunto ótico.
Por dentro, o Boreal não lembra em nada os antigos modelos que a Renault fabricou no Brasil. O acabamento é refinado e o pacote de conteúdos é farto, com direito a sistema multimídia com tela de 10 polegadas rodando Google Automotive Services (com Google Maps, Play Store, Android Auto e Apple CarPlay), painel digital de 10 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático digital de duas zonas, teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos com memória e função massagem, iluminação ambiente com 48 cores, sistema de som premium da Harman Kardon, quatro portas USB-C, console refrigerado e chave presencial.
No pacote de assistência ao motorista (ADAS) há frenagem autônoma de emergência (AEB), controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta e assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de fadiga, câmera 360º e assistente de estacionamento automático. O SUV ainda oferece faróis Full-LED, com luzes diurnas integradas, além de rodas de liga leve de 19 polegadas,
Sob o capô, a Renault combina o excelente motor TCe 1.3 turbo de 170 cv e 27 kgfm de torque do Duster com a transmissão de dupla embreagem e sete marchas, banhada a óleo, como já é oferecido no Kardian.
Por hora, o Boreal não tem preço e nem versões. O lançamento comercial será em novembro, provavelmente no Salão do Automóvel. Agora é aguardar.