Ford Bronco Wildlands 2026 combina conforto urbano e robustez fora de estrada
(Foto: Marcelo Jabulas)
Quando o Bronco Sport chegou ao Brasil, a Ford trouxe um rival para concorrer com o Jeep Compass (com tração 4x4). Por ser importado, o modelo nunca fez volumes vultosos. E nem era essa a intenção da marca norte-americana. No entanto, posicionou o modelo com uma opção premium no segmento de médios.
A versão Wildlands 2026 chega como atualização da linha, trazendo novos equipamentos, reforços em conforto e maior capacidade fora de estrada. Por fora, o carro passou por leves ajustes, com para-choque mais encorpado e ganchos de reboque. O modelo recebeu molduras nos para-lamas e pneus de uso misto, enquanto a altura em relação ao solo é de pouco mais de 22 centímetros. O conjunto garante ângulos de ataque e saída adequados para enfrentar obstáculos em pisos de terra, pedras ou areia.
Debaixo do capô, o SUV segue com o motor EcoBoost 2.0 turbo de 253 cv e 38 kgfm de torque, combinado com câmbio automático de oito marchas, com tração integral 4x4 e diferencial traseiro blocante. O modelo ainda conta com a suspensão HOSS, projetada para manter contato das rodas com o solo mesmo em situações de forte torção da carroceria.
O SUV ainda oferece diversos modos de condução. Além das opções mais comuns para estrada e cidade, há programas específicos para trilhas, como Rock Crawl, Rally e Off-Road. Nessas configurações, o carro ajusta automaticamente a resposta do acelerador, a atuação da tração e até o funcionamento do câmbio, facilitando a condução em pisos irregulares. Outra novidade é o piloto automático para fora de estrada, que controla aceleração e frenagem em baixa velocidade, útil em trechos de pedras ou subidas íngremes.
Mas quem paga R$ 260 mil num carro precisa dele não apenas para fazer suas estripulias no meio do mato. O Bronco tem ótimo comportamento na cidade e é pendurado de equipamentos que tornam o cotidiano bem cômodo.
A central multimídia ganhou tela de 13,2 polegadas, enquanto o painel de instrumentos é totalmente digital, com 12,3 polegadas. Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay funcionam sem fio, e há carregador por indução para smartphones. O pacote de equipamentos inclui bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, volante aquecido e ar-condicionado digital de duas zonas. Recursos de assistência à condução, como alerta de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e câmera 360° reforçam a praticidade no uso urbano.
O espaço interno leva cinco ocupantes, mas o ideal são quatro para obter o máximo de conforto. Destaque para o porta-malas de 580 litros e com acabamento emborrachado, já que a ideia é ser um carro para todo tipo de aventura.
O consumo de combustível não é o dos mais eficientes, na média de 7,3 km/l na cidade. Mas é o preço que se paga pelo peso do conjunto 4x4, mesmo quando não está acionado.