VEÍCULOS

Com tecnologia mineira, 1º caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo estreia na Copa Truck

Da Redação
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Publicado em 15/03/2023 às 14:45.
O veículo conta com tecnologia mineira, além do uso do Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança (Divulgação)

O veículo conta com tecnologia mineira, além do uso do Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança (Divulgação)

O primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo, o VW Meteor Mission Zero, estreia nas pistas no próximo domingo (19), durante etapa da Copa Truck, em Goiânia. O veículo conta com tecnologia mineira, com o uso do Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança.

A eficiência energética é possível graças à adoção de materiais nanocristalinos - ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Volkswagen, CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições.

Segundo a CBMM, que tem sede em Araxá, no Alto Paranaíba, o porjeto Mission Zero visa iniciar uma jornada para zerar a emissão de carbono desse veículo, a partir de uma série contínua de inovações.

O especialista técnico da CBMM, Érico França, acompanhou o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, o nióbio é um elemento chave. 

“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas; nos permite inovar mais rápido”, disse França. 

Durante a competição, as novas tecnologias serão exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso  e neutralização das emissões de carbono. 

O veículo, pilotado por Felipe Giaffone na Copa Truck, um dos mais importantes circuitos de automobilismo do país, foi pensado nos detalhes com um pacote de trem de força e demais componentes que levam à redução do consumo de combustível e das emissões.

“Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador. Este será um ano inesquecível e marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, acrescenta Giaffone, piloto da equipe R9 Competições | Giaffone Racing.

Outra novidade é o conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.

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