(Foto: Marcelo Jabulas)
Comprar um carro novo se tornou um sonho platônico para a grande maioria dos brasileiro. Os modelos menos caros parte de quase R$ 70 mil. E quando se busca uma opção com visual mais bacana e pacote mais farto, a etiqueta sobe para mais de R$ 90 mil.
E na escassa lista dos modelos de acesso figura o Renault Stepway. É o velho Sandero lançado em 2014 em sua roupagem aventureira. Sua versão de entrada, Zen 1.0 parte de R$ 80 mil.
Trata-se de um valor agressivo nesse universo em que a maioria dos modelos novos já superaram a faixa dos R$ 100 mil. Inclusive, se o cliente optar pelo motor 1.6, o preço do Stepway já salta para quase R$ 102 mil. São R$ 22 mil a mais para ganhar 36 cavalinhos.
Por outro lado, o consumidor que estiver esticando a corda para comprar um Kwid Outsider (versão topo de linha do pequenino) pode levar um carro mais espaçoso por menos de 10% de acréscimo. Além disso, o Stepway tem mais potência e torque.
Seu motor SCe 1.0 entrega 82 cv e 10,5 kgfm de torque. Já o Kwid a potência despenca para 70 cv e 10,2 kgfm de torque. Isso porque no Kwid não há variação de válvulas, além de não contar com coletor de admissão integrado ao cabeçote.
No uso cotidiano, o Stepway 1.0 está longe de ser um atleta, mas não refuga. O motorista precisará trabalhar bastante o braço direito com constantes trocas de marcha. Numa cidade como Belo Horizonte, é um balé entre primeira, segunda, terceira, segunda e primeira marchas.
Por outro lado, o carrinho é eficiente. Rodando só na cidade com gasolina, ele registrou 13,6 km/l. Uma média satisfatória para um carro que precisa buscar torque constantemente acima dos 4.000 rpm.
Conteúdos
O Stepway Zen 1.0 oferece o que há de trivial em qualquer automóvel atual. Ele conta com direção elétrica-hidráulica, ar-condicionado analógico, multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, uma única porta USB, rádio AM/FM e Bluetooth). O modelo ainda oferece vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina.
Não espere por rodas de liga leve nessa versão. Mesmo assim o visual é bacaninha. Apesar de ter controle de estabilidade, não há assistente de partida em rampa. Por outro lado, há função Start/Stop.
Com o passar dos anos a família (Logan, Sandero e Stepway) evoluiu, mas perdeu conteúdos. Ele deixou de contar com navegador GPS nativo há muito tempo e também perdeu a ferramenta com dados de eficiência.
Por outro lado passou a contar com medidor de temperatura, que tinha sido abolido na segunda geração do Logan e irmãos. Outra melhora perceptível está no câmbio. Mais firme e com engates mais curtos. Ficou mais áspero, mas é melhor que a caixa molenga do passado.
O espaço interno é bom, como de tradição nas crias do Logan. Há muito espaço para quem viaja atrás e o porta-malas comporta 320 litros, superior a muitos SUVs compactos.
Palavra final
O Stepway apesar de datado é uma opção para quem prefere gastar mais num carro zero do que tentar a roleta dos usados. Seu preço de R$ 80 mil acaba se tornando justo com o que ele oferece. Afinal, apesar de ser a versão de entrada tem visual de modelo completinho.