A Ferrari tem tomado gosto em desenvolver modelos exclusivos com base em seus modelos de motorização central traseira, como a 458 MM Speciale, Sergio e SP12 EC. Afinal, a marca do Cavallino Rampante pode se dar ao luxo de criar carrocerias com tiragens mínimas e ainda assim ter rentabilidade. A mais nova criação de produção limitada é o J50.
Trata-se de um targa (quando apenas uma parte do teto é removível), desenhado pelo Centro de Estilo da Ferrari, com clara inspiração na 308 (1975-1985). Construído sobre a base da 488, o modelo terá apenas dez unidades.
Também vem do 488 o motor V8 biturbo 3.9, mas recalibrado para gerar mais 20 cv e chegar a absurdos 690 cv. <EM>
Desenho
O desenho futurista e cheio de recortes impressiona. E não seria exagero dizer que se trata de uma das Ferraris mais bonitas dos últimos anos. Ao contrário dos demais modelos descapotáveis da marca, em que há um caimento acentuado após o santo-antônio, a J50 prolonga o declínio do capô até a traseira, como na LaFerrari Aperta. Segundo a Ferrari, o formato do para-brisa e das janelas foi inspirado nas barchettas de competição da década 1950.
No entanto, o destaque fica por conta do conjunto ótico afilado em posição horizontal, que se opõe ao padrão vertical dos faróis dos modelos atuais. Na traseira, as lanternas duplas também remetem à 308.
Outra inspiração num bólido do passado é que a J50 conta com um teto rígido em fibra de carbono, como na F50, de 1995.
No entanto, a peça pode ser dividida em duas partes e acomodada atrás dos bancos. Ou seja, o felizardo japonês pode sair para exibir sua máquina sem medo de o tempo virar e cair um toró em sua cabeça.