Quem não pode levar um SUV compacto para casa, pode ser feliz com um hatch aventureiro de segunda mão
(Foto: Marcelo Jabulas)
O preço do carro novo está nas alturas. Com menos de R$ 80 mil não dá para levar um novo para casa. E se o consumidor estiver de olho num modelo aventureiro, a conta será ainda mais salgada.
Uma opção é apostar em um carro usado. Uma boa opção é o Argo Trekking 1.8 AT6. O hatch aventureiro passou a contar com motor de 139 cv, com transmissão automática em 2020. Segundo a Fipe, o modelo tem cotação na casa dos R$ 75 mil. Nos classificados, o valores variam de R$ 73 mil a R$ 80 mil.
Tem visual bacana, com estilo aventureiro, adesivos, rodas de liga leve escurecidas e moldura nas caixas de roda. Ele ainda conta com suspensão elevada em 4 cm, o que facilita a transposição em vias irregulares.
De série, ele oferecia direção elétrica, ar-condicionado analógico, vidros dianteiros elétricos e multimídia Uconnect de sete polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay). No entanto, poderia receber itens como climatização digital, assim como partida sem chaves, retrovisores com rebatimento, sensores de chuva, crepuscular e câmera de ré, assim como bancos em couro.
O motor Etorq Evo 1.8 16v de 139 cv e 19,2 mkgf nunca foi uma referência em eficiência. Mesmo assim, a combinação da caixa automática de seis marchas garante vigor e trocas suaves.
O consumo é o calo no pé do Argo. Com etanol o consumo urbano fica na casa dos 6,0 km/l. Mas é o preço da melhor performance e comodidade.
No uso cotidiano, o Argo Trekking é um hatch muito bem resolvido. Tem boa posição de dirigir (mais elevada) e ergonomia, com comandos de fácil acesso que faz seu uso cotidiano bem agradável.
O carro leva bem quatro ocupantes, mas com cinco a turma do fundão fica apertada. O porta-malas de 300 litros é funcional no uso cotidiano, mas para viagens em família é preciso racionar a bagagem.
Assim, o Argo Trekking surge como uma opção interessante para quem busca um carro com visual arrojado e bom pacote de conteúdos.