Lançado há 40 anos, Fiat Prêmio foi revolucionário como o Uno e trouxe inovações de design e acessibilidade
(Foto: Fiat/Divulgação)
Depois de uma experiência desastrosa com o Oggi, a Fiat finalmente entrou no segmento de sedãs com o Prêmio. Lançado em 1985, o sedã derivado do Uno, ao lado do VW Voyage, definiu o segmento de três volumes compactos.
Em linha por 11 anos, o Prêmio foi um sedã que evoluiu ao longo dos anos. Quando foi lançado, utilizava o motor 1.3 de 58 cv, potência bem aquém dos 81 cv do Voyage, assim como os 73 cv do Chevrolet Chevette. O modelo ganhou mais vigor com a chegada do bloco 1.5 de 71 cv.
Para se fazer presente, o Prêmio precisou se ajustar para receber quatro portas. Apesar de Voyage, Santana e Opala contarem com esse tipo de carroceria, nos anos 1980 ainda existia um preconceito a respeito do carro com acessos extras.
Isso porque imperava um conceito (fomentado pela própria indústria) de que carro quatro portas era coisa de taxista. De fato, havia uma lógica fabril por trás do preconceito. Carros com quatro portas exigiam reforços estruturais, maior volume de peças móveis e adequações de linha. Ao invés de gastar para oferecer um produto mais prático, foi mais fácil convencer o consumidor que as quatro portas iriam desvalorizar o carro.
Assim, em 1987, o Prêmio passou a oferecer a solução, que se tornou padrão em todos os sedãs. Ao longo de sua produção, o Prêmio foi oferecido com diferentes versões como o S e o CS. Com o passar do tempo e a qualificação dos rivais, surgiram variantes mais equipadas, como a CSL, que oferecia maior conforto e itens como vidros elétricos e ar-condicionado.
Um dos principais atributos do Prêmio era o espaço interno. O sedã incorporava a boa solução de arquitetura do Uno e acrescia espaço amplo no porta-malas. O bagageiro era enorme, com nada menos que 530 litros de volume. A tampa em L era um diferencial diante dos rivais como Monza, Santana, Voyage e Corcel II, que tinha o inconveniente da parede da guarnição traseira, o que dificultava a acomodação de volumes.
O Prêmio ficou em linha até 1996, quando a Fiat iniciou a produção do Palio. O modelo foi substituído pelo Siena, que ficou em linha até 2021. Hoje, o sedã compacto da marca italiana é o Cronos, lançado em 2017, produzido na planta argentina de Córdoba.