Ford Territory 2026 estreia com visual renovado para ficar parecido com os primos americanos
(Marcelo Jabulas)
A Ford apresentou a linha 2026 do Territory, SUV de origem chinesa que chega ao Brasil com visual atualizado e mais conteúdo para disputar espaço em um segmento competitivo. Com nova seção frontal, o SUV chinês ficou mais alinhado com o estilo dos modelos de origem norte-americana.
Com a novidade, a Ford, que já vendeu cerca de 13 mil unidades da atual geração, quer beliscar as fatias dos concorrentes. Entre os rivais estão Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e modelos chineses como GWM Haval H6 e BYD Song Plus. A principal aposta da marca é manter o custo-benefício: os preços não sofreram reajuste partindo de R$ 215 mil, estratégia que busca tornar o modelo mais atraente frente à concorrência.
Visual e conteúdos
O novo Territory traz mudanças visuais importantes, como para-choques, grade e faróis redesenhados, deixando o SUV alinhado com o estilo global da Ford, visto em modelos como Maverick e Bronco Sport. Embora o visual renovado deixe o carro mais moderno e atraente, quem comprou a versão anterior pode sentir o impacto da rápida desatualização, o que pode gerar desvalorização na revenda e custos extras com eventuais reparos em peças específicas.
Por dentro, o SUV aposta na sofisticação, com acabamento em couro em diversas áreas, como bancos, volante e portas, além de teto solar panorâmico. A lista de equipamentos inclui painel digital, multimídia conectada, carregador por indução, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e abertura elétrica do porta-malas. Há ainda bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, além de ajustes para motorista e passageiro.
O espaço interno é outro ponto de destaque. Segundo a Ford, o banco traseiro largo, chamado de "sofá americano", acomoda confortavelmente duas cadeirinhas infantis e um adulto. O assoalho plano aumenta o conforto para quem vai no meio, e o porta-malas oferece 448 litros, podendo chegar a 1.422 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
O Territory mantém o motor 1.5 turbo, que entrega 169 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com banho de óleo – solução destacada pela marca para afastar a fama negativa do antigo câmbio PowerShift. O SUV também oferece quatro modos de condução: urbano, econômico, esportivo e trilha, buscando atender diferentes perfis de uso.