ELÉTRICO GENÉRICO

Geely EX5 chega ao Brasil sem lastro ou apelo emocional

Apesar do esforço comercial, o modelo enfrenta desafios para conquistar o consumidor brasileiro

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 25/07/2025 às 11:23.
Geely EX5 chega para ampliar a gama de modelos elétricos no Brasil, mas chega sem destaques para apagar passado fracassado ou atributos para driblar os rivais (Geely/Divulgação)

Geely EX5 chega para ampliar a gama de modelos elétricos no Brasil, mas chega sem destaques para apagar passado fracassado ou atributos para driblar os rivais (Geely/Divulgação)

A Geely abriu pré-venda, do EX5, SUV elétrico que parte de R$ 195.800 na versão Pro, podendo chegar a R$ 225.800 na configuração Max, após o período promocional. Apesar do esforço comercial, o modelo enfrenta desafios para conquistar o consumidor brasileiro.

O principal obstáculo continua sendo o próprio segmento dos carros elétricos, que ainda gera desconfiança entre os compradores. Mesmo com incentivos fiscais e redução de IPI, os modelos a bateria enfrentam críticas quanto à autonomia limitada, alta depreciação e o elevado custo de substituição da bateria, que pode representar até metade do valor do veículo.

Se não bastasse, a marca ainda terá que driblar a falta de tradição e a memória de uma breve e mal-sucedida passagem pelo país na década passada. A Geely se apega à parceria com a Renault, que cuidará da distribuição e promete produção local em São José dos Pinhais (PR). O EX5, primeiro produto dessa nova fase, chega como alternativa mais acessível aos elétricos premium, mas sem identidade própria.

Visualmente, o SUV apresenta linhas conservadoras e genéricas. Com 4,61 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos generosas que valorizam o espaço interno. A motorização entrega 218 cv e 32,6 kgfm de torque, com uma bateria de 60,2 kWh, cuja autonomia de até 413 km.

No interior, o EX5 oferece central multimídia de 15,4 polegadas, comandos por voz, câmera 360°, assistentes de condução, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e conectividade com smartphones. Tudo dentro do esperado para a categoria, mas sem novidades que se destaquem.

No contexto de preços, o EX5 não parece tão tentador quando comparado a outros elétricos chineses como BYD Yuan Pro, GAC Aion Y e Aion V, sua atratividade se reduz, especialmente com o fim da pré-venda.Isso sem falar que há opções mais baratas como o BYD Dolphin e Dolphin Mini, assim como Chevrolet Spark EV, que custa R$ 160 mil.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por