(Foto: GM/Divulgação)
Depois de 12 anos, a Chevrolet Spin segue firme no mercado. O controverso monovolume da General Motors é o único representante de um segmento que teve seu auge no início dos anos 2000.
Agora, a Spin passa por mais uma atualização visual, ganhou uma cara mais arrojada que definitivamente deixa no passado o focinho de capivara e a coloca como atração do Big Brother Brasil 24. A minivan será apresentada em março, durante a transmissão do reality show que teve início na semana passada.
Efeito Aircross
A plástica não tem como objetivo apenas rejuvenescer o modelo, mas também em tentar fazer uma migração para um segmento mais expressivo que o de monovolumes. A GM quer repetir a receita da Honda, que criou o aventureiro WR-V a partir do Fit.
Vale lembrar que o WR-V nunca foi um sucesso, apesar de ter herdado as virtudes do modelo base. No entanto, a GM não quer ser tão descarada, e redesenhou a seção frontal para dar uma encorpada no modelo e atender ao consumidor que busca um modelo mais moderno com opção de sete lugares.
É uma resposta à chegada do Citroën C3 Aircross, que estreou no final de 2023 justamente para desbravar um segmento inexplorado, uma vez que até então a Spin era uma mera minivan. Se a estratégia da GM irá colar, ainda não sabemos, mas era o que la tinha em mãos para tentar concorrer com o francês.
Interior
Outra novidae da Spin é o seu painel, que passa a contar com quadro de instrumentos digital e novo multimídia, que foi reposicionado ao lado do cluster. Ele segue o mesmo padrão da Montana e possivelmente será replicado nas atualizações de Tracker, Onix e Onix Plus. A imagem também revela que a partida ganha opção sem chave. Um botão foi adicionado no lugar do miolo.
Sobre motores, não há novidade e a GM deixa claro que irá dar detalhes no lançamento. Ao que tudo indica, a Spin manterá o veterano bloco 1.8 de atuais 111 cv e 17,7 kgfm de torque, com opções de caixa manual ou automática de seis marchas. No entanto, no comunicado, a GM afirma ter ajustado a calibração do motor para ganhar mais performance e eficiência.
Certamente será o último ajuste do bloco até a virada do Proconve PL8, que entra em vigor em janeiro de 2026, que tornará ainda mais restritivo os níveis de emissões dos carros em produção.