TESTE

Guiamos a Rampage Lamarie 2.2 com novo motor de 200 cv

Rampage ganha novo motor diesel que entrega potência equivalente às concorrentes de porte médio

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 09/04/2025 às 14:23.
 (Foto: Marcelo Jabulas)

(Foto: Marcelo Jabulas)

No fim de 2024 a Ram trocou o motor diesel da Rampage. A picape do carneiro passou a contar com a novíssima unidade 2.2 turbo de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. 

A troca do motor se deu por uma exigência de lei, o antigo 2.0 não cumpria as regras de emissões do Proconve L8, que passou a vigorar em janeiro deste ano. Assim, a Stellantis se viu obrigada a oferecer um motor mais moderno e, consequentemente, mais forte.

Para a Rampage era tudo que ela precisava. Afinal, a marca sempre posicionou a intermediária anabolizada no mesmo patamar das médias, mas a falta de torque e potência era um problema na hora da escolha. Agora, a picape tem o mesmo torque que uma Nissan Frontier e potência no mesmo patamar de S10 e Triton.

E para descobrir se a Rampage é "dura na queda", testamos a versão Laramie, que é a opção mais sofisticada com motor diesel. Com preços sugerido de R$ 279 mil, a picape não é barata. 

Com esse mesmo dinheiro é possível comprar qualquer outra média do mercado, com exceção da Amarok (que parte dos R$ 312 mil). Mas a Rampage 2.2 quer se fazer valer pela combinação do lastro da marca Ram, pacote de acabamento de ponta, capacidade de carga de uma média, mas com comportamento dinâmico mais próximo de um carro de passeio.

E realmente a picape entrega isso tudo. O novo motor é combinado com transmissão automática de nove marchas e tração integral permanente, com opção de reduzida (emulada pela primeira marcha) e assistente de descida de ladeira. 

A picape acelera com muita força, graças ao ganho de 8 kgfm de torque e os 30 cv a mais. Ela está mais arisca. Na estrada, as ultrapassagens estão mais ágeis e é preciso mesmos espaço de faixa pontilhada para completar a manobra. O consumo também melhorou com médias de 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário, segundo o Inmetro.

Por dentro, quem já guiou a Rampage Laramie não verá diferenças. Ela mantém o mesmo padrão de acabamento com couro em tom marrom, bancos elétricos para motorista e passageiro, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som premium Harman Kardon com nove alto-falantes, quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, faróis Full-LED com função cornering, rodas de liga leve de 18 polegadas, capota marítima.

O pacote coloca a Rampage numa posição destaque diante das médias, pois as opções mais sofisticadas ultrapassam os R$ 300 mil. Mas nem tudo são flores.

O grande senão da Rampage é o espaço para quem viaja atrás. Da mesma forma que a Toro, a picape oferece entre-eixos de 2,99 m. Medidas generosas para um carro de passeio, mas que deixam a desejar numa picape. Mesmo assim, a turma que viaja na segunda fileira tem bom conforto graças aos bancos que acomodam com "carinho", a saída de ar-condicionado traseira e quatro portas USB.

Assim, a Rampage busca se posicionar como opção mais qualificada para quem busca uma picape que tenha boa desenvoltura na cidade e no campo. Afinal, já faz um bom tempo que a picape se tornou carro urbano, mesmo para quem não precisa de uma caçamba.

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