A cada dia os automóveis embarcam em mais e mais tecnologia. E um sistema que tem se popularizado é o assistente de partida em rampa, também conhecido como Hill Holder Assist (HSA). Esse recurso permite que o motorista, quando parado numa subida, possa tirar o pé direito do freio e levá-lo até o acelerador sem que o carro se desloque para trás durante a troca dos pedais.
Em tese, o sistema mantém o freio pressionado por até três segundos, tempo suficiente para que o motorista possa trocar os pedais sem deixar que o carro volte e esbarre no que está parado logo atrás.
Mas qualquer carro pode ter um Hill Holder? Muita gente se confunde e acredita que o recurso é uma exclusividade de carros automáticos ou de modelos com freios ABS. No entanto, modelos com caixa manual, como o Fiat 500, oferecem o recurso.
Apesar de ser uma função de frenagem, realmente há uma relação com o ABS. No entanto, o HSA só é possível em automóveis que são equipados com programa eletrônico de estabilidade (ESP), como explica o assessor técnico da FCA (Fiat Chrysler), Ricardo Dilser.
“O controle de estabilidade comanda a bomba pressurizadora do ABS para coordenar os freios das rodas de forma independente com o objetivo de mantê-lo estável em situação de perda de controle. Mas o ESP também é capaz de acionar a bomba do ABS quando detecta que o carro está parado em uma ladeira e daí permite que o motorista tenha esse auxílio para arrancar”.
Dessa forma, não há como instalar um Hill Holder num automóvel que não tenha saído de fábrica com controle de estabilidade e também freios ABS. Nesse caso, o melhor a se fazer é usar o bom e velho freio de mão ao invés de tentar improvisar um “punta taco” e depois ter que se explicar com o cidadão logo atrás que teve o para-choque carimbado.