Iveco apresenta solução para transporte de deficientes sem comprometer a lotação da van

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
13/08/2016 às 11:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:21
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

SÃO PAULO – A Iveco apresentou o conceito Daily Elevittá, que utiliza um sistema de embarque para pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida. Promessa de solução eficaz para quem trabalha com transporte de passageiros e precisará se adequar às novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) –que começam a vigorar em 2017. 

Trata-se de um sistema em que, na primeira fileira de bancos, há um braço articulado que se desloca para fora do veículo e desce a até 40 centímetros do solo (altura padrão das cadeiras de rodas) para que o cadeirante ou passageiro com dificuldades para subir os degraus da van possam se acomodar e deixar que o equipamento o leve para o interior do veículo. O equipamento tem capacidade para elevar até 250 quilos, conforme o fabricante, e tem acionamento elétrico por um controle remoto. 

Comparado com os modelos atuais, que requerem adaptações que por vezes reduzem a lotação máxima dos veículos e demandam investimentos que podem chegar a 40% do valor do carro, a Iveco aponta que o sistema não interfere na capacidade de passageiros e que o custo previsto da mudança gira em torno de 20% do valor da van.

“Muitos transportadores abrem mão de investir em carros adaptados para passageiros com mobilidade reduzida devido à perda de espaço e redução de lotação, o que acaba impactando na receita. O Daily Elevittá, por sua vez, não compromete a disposição dos bancos e oferece solução mais digna para quem necessita desse tipo de assistência”, aponta o gerente de Marketing da Iveco Bus para América Latina, Gustavo Serizawa.

Lançamento
A Iveco ainda não tem data definida para o início da comercialização do modelo, que ainda deverá passar por pequenas modificações de acabamento e inclusão de elementos como barras, seguindo normas da ABNT. “Ainda não temos um preço definido e nem a data correta para chegada ao mercado. No entanto, estamos nos antecipando a uma exigência legal e também oferecendo uma solução para quem tem mobilidade reduzida”, comenta o executivo.

No entanto, o que é certo é que o sistema não pode ser adaptado em modelos já em circulação. Segundo a Iveco, para acoplar a tecnologia foram necessários reforços estruturais no veículo, o que impediria sua adaptação.

(*) viajou a convite da montadora

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