(Jaguar)
O E-Type certamente é o maior orgulho da Jaguar. Afinal, os britânicos não se cansam de contar o episódio ocorrido em março de 1961, no Salão de Genebra, em que o comendador Enzo Ferrari foi até o estande da Jaguar e disse ao seu executivo: “Este é carro mais bonito já criado”, palavras do senhor das macchine rosse. E como se trata de um carro tão importante, a Jaguar resolveu construir uma unidade do E-Type equipada com motor elétrico para levar ao Jaguar Land Rover Tech Fest, em Londres.
Trata-se do E-Type Zero Concept, modelo que irá dividir o estande da marca junto com o Future-Type Concept, estudo para os próximos anos que também utiliza motorização elétrica.
A carroceria utilizada para construir a versão conceitual corresponde à chamada Série 1, fabricada entre 1961 e 1968. O projeto foi tocado pela divisão aguar Land Rover Classic, que entre outros trabalhos também foi responsável por finalizar os seis chassis inacabados do E-Type Special GT, de 1963, que acabaram se perdendo com o tempo.
O projeto
O E-Type Zero não é apenas um roadster com um motor elétrico no lugar de uma unidade a gasolina. O novo Jag teve seu conjunto elétrico desenvolvido para oferecer a melhor distribuição de peso possível. As baterias de 40 kWh foram instaladas no porta-malas e o motor 220 kW (equivalente a 300 cv) tem as mesmas dimensões do bloco seis cilindros 3.8 que equipava o E-Type Série 1.
Funcional, a carga das baterias do Zero Concept tem autonomia de 270 quilômetros. Já o motor tem torque suficiente para acelerar o roadster de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
O plano da Jaguar é chamar a atenção para a crescente demanda por motores elétricos. E a ideia de instalar um elétrico num modelo clássico não podia ser melhor ação de marketing e também um novo filão de negócios, que pretende justamente . “Estamos ansiosos para a reação de nossos clientes diante desse novo conceito ao mercado”, aponta o diretor do Jaguar Land Rover Classic, Tim Hannig.
Ou seja, que os elétricos serão os carros do futuro, não há dúvida, mas ainda podem ter uma carroceria clássica. Amém!