MITOLÓGICO

Maserati MCXtrema é a leitura mais agressiva do supercarro do deus dos mares

Marcelo Jabulas
@mjabulas
22/08/2023 às 21:00.
Atualizado em 05/09/2023 às 21:02
 (Maserati/Divulgação)

(Maserati/Divulgação)

A Maserati quer voltar às pistas. Desde que lançou o superesportivo MC20, estava claro que a marca do tridente de Netuno pretendia voltar a competir. E a prova acaba de ser revelada, o MCXtrema.

O bólido de corridas é sucessor natural do raríssimo MC12 Version Corse, fabricado em 2005, com apenas 12 unidades.  Agora, ela quer oferecer para seus clientes um novo carro pronto para uso em pista.

Ao contrário do MC20, o MCXtrema não pode ser conduzido em vias públicas. É aquele carro para o endinheirado que gosta de acelerar nos tempos livres, mas não quer um carro improvisado.

Esse Maserati utiliza equipamentos homologados pela FIA, como gaiola de segurança, escotilha de resgate e tanque de combustível. Instrumentação, banco e cinto de segurança são de corrida. Mas o MCXtrema se permite a alguns elementos excêntricos como dois painel de controles posicionados ao redor do assento, diferentemente dos controles centralizados à direita do volante, nos carros de corrida convencionais. 

O kit aerodinâmico também segue o padrão dos carros de competição. O carro ganhou novos defletores dianteiros, assim como barbatana traseira e um imenso aerofólio.  

Esse Maserati ainda utiliza três tomadas de ar, duas laterais e um tipo snorkel apenas para admissão do V6 Nettuno. E já que falamos em motor, a unidade biturbo 3.0 entrega assombrosos 730 cv e 73 kgfm de torque. O motor ainda conta com sistema de pré-combustão MTC, sigla para Maserati Twin Combustion, que utiliza velas duplas para cada cilindro. 

Os freios de carbono são de corrida e a suspensão utiliza braços triangulares duplos nos dois eixos. As rodas são de 18 polegadas, com cubo rápido. A Maserati só não fala o preço. Para quem quiser saber, é melhor telefonar diretamente para Netuno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por