Novo papamóvel 100% elétrico foi desenvolvido em parceria entre Mercedes-Benz e Vaticano
(Mercedes-Benz/Divulgação)
Jorge Mario Bergoglio é um homem fora da curva. Franciscano, progressista, atento à evolução de seu rebanho e preocupado com o futuro do planeta. Assim, não seria correto continuar queimando combustível em seus rolês oficiais.
Diante disso, a Mercedes-Benz acaba de entregar o primeiro papamóvel 100% elétrico. A marca alemã fornece automóveis para o Vaticano há nada menos que 94 anos.
E há quase 50 anos, o grandalhão Classe G é a viatura oficial do santíssimo. Mas o G é beberrão e vai contra aos preceitos do próprio Papa Francisco em relação à sustentabilidade.
Assim, Mercedes e Vaticano se uniram para fabricar o papamóvel ideal para o pontífice. O carro foi desenvolvido a partir do G 580 EQ, versão elétrica do SUV. A Mercedes não divulgou dados técnicos, mas é sabido que o Classe G elétrico entrega nada menos que 588 cv e 118 kgfm de torque extraído de seus quatro motores.
O SUV tem capacidade off-road impressionante e uma aceleração brutal de 0 a 100 em 4,7 segundos. Claro que os atributos vão muito além das necessidades de vossa santidade, uma vez que seu uso geralmente é empregado em visitas de estado para saudar os fiéis. Assim, o conjunto foi ajustado para uma condução lenta.
A carroceria passou por ajustes para quem a cabine do santíssimo permita que o rebanho possa ter completa visão do Papa em suas aparições oficiais. Ele conta com uma cobertura removível para proteção de chuva, mas que permite ao Papa ficar de pé durante o trajeto.
Como é de praxe, a pintura é totalmente branca, em alusão à batina do santíssimo, a tapeçaria vermelha segue o mesmo padrão é o único contraste. E completa o visual as bandeirolas com os símbolos da Santa Sé. O Papa é pop!