(Tesla/Divulgação)
A Tesla Motors surpreendeu o mundo com seu poderoso sedã elétrico Model S que oferece desempenho superior ao de supercarros. Na sequência apresentou o crossover Model X, com portas que abrem para cima e credências para rodar fora do asfalto. Agora a marca acaba de anunciar o hatch Model 3, versão “popular” que terá preço na casa dos U$ 35 mil (R$ 126 mil), pode parecer caro, mas é um valor competitivo no nicho de automóveis elétricos no mercado norte-americano. Só para ter uma ideia, a versão mais barata do Model S parte de US$ 75 mil (R$270 mil) na terra do Tio Sam.
A meta da Tesla é vender 500 mil unidades anuais, não apenas nos Estados Unidos, mas em diversos mercados, inclusive o Brasil, conforme apontou o presidente Elon Musk, durante a apresentação do modelo na Califórnia. Segundo o executivo, o hatch também chegará a países como África do Sul, Cingapura, Eslovênia, Índia, Irlanda e Nova Zelândia.
A expansão global das vendas da Tesla é vista como fundamental para se atingir os números desejados, uma vez que a marca depende da economia de escala para conseguir manter o preço sugerido.
Apesar de a marca não divulgar todos os dados técnicos no hatch (que tem porte semelhante ao do BMW Série 1), a empresa adianta que a carga das baterias do Model 3 têm autonomia de 320 quilômetros.
Junto com o lançamento, a Tesla abriu a pré-venda para o hatch. No entanto, para garantir sua unidade, o consumidor interessado terá que fazer um depósito de US$ 1 mil (R$ 3.600) pelo site da empresa. Resta saber se a Tesla e o mercado estão preparados para um volume 10 vezes maior que a produção atual.