FUTURO DO PASSADO

Renault 5 Turbo 3E é a reencarnação de seu bólido mais insano

Renault volta ao passado para resgatar o R5 Turbo, que chega em sua versão 100% elétrica para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 20/03/2025 às 19:44.
 (Foto: Renault/Divulgação)

(Foto: Renault/Divulgação)

O lançamento do Renault 5 E-Tech, na Europa, resgatou um dos carros mais importantes da marca francesa. A marca se apoiou na memória afetiva para criar seu compacto elétrico cheio de personalidade.

Mas quem conhece o R5 sabe que ele serviu de base para um dos carros de competição mais insanos da história: o Renault 5 Turbo. O esportivo foi lançado em 1980, pensado para as competições de rali. E trazia como diferencial o primeiro motor sobrealimentado da indústria francesa, além da peculiar montagem do motor em posição central traseira, no lugar onde ficava a segunda fileira de bancos. O carro competiu em diferentes modalidades, como os grupos 3 e 4 do mundial de rali.

Agora, 45 anos depois, o R5 Turbo retorna em sua variante 100% elétrica 3E. O carro herdou todas as características do modelo original como as bitolas alargadas, coletores de ar traseiros (com função estética) e um trem de força composto por dois motores (um para cada eixo) de 540 cv.

O R5 Turbo 3E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge máxima de 270 km/h. Com isso, a Renault o classifica como mini-supercarro. 

"Ao criar a nova categoria de 'mini-supercarros' elétricos com o Renault 5 Turbo 3E, a marca Renault demonstra mais uma vez a paixão e o espírito de ousadia e inovação que sempre a impulsionou. Este modelo exuberante e superexcitado promete o melhor desempenho e sensações em apenas 4 metros de comprimento, o que é inédito no mercado. Com este carro, a Renault continua a tornar os veículos elétricos cada vez mais desejáveis, ampliando ainda mais sua capacidade de fornecer soluções para cada necessidade e cada desejo", comenta o CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive.

Para dar conta de suas estripulias, o R5 Turbo 3E conta com baterias de 70 kWh, que prometem autonomia rodoviária de 400 km, segundo o modo europeu (WLTP). Ainda falta homologar o consumo combinado.

De acordo com a Renault, o esportivo elétrico pode ter até 80% da carga recuperada em apenas 15 minutos, se for ligado a uma fonte de 350 kW. Já nos carregadores domésticos (WallBox) de 11 kW, são necessárias 8 horas na tomada.

Com apenas 1.980 unidades (em alusão ao ano de seu lançamento original), o Renault 5 Turbo 3E será vendido na Europa, Japão, Austrália e mercados do Oriente Médio.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por