(Marcelo Ramos)
Falar que carro de luxo é bom é chover no molhado. No Volvo XC90, top de linha da marca sueca, só o preço assusta – inicial de R$ 335 mil. Talvez este seja o grande problema deste paquiderme do Círculo Polar Ártico: ser um automóvel caro.
O utilitário-esportivo (SUV) se esforça para fazer valer cada centavo cobrado. A começar pela evolução técnica e qualitativa em relação à primeira geração do XC90. Com um corpanzil tão avantajado, de quase 5 metros e 2,1 mil quilos, o jipão não precisa mais do que um compacto motor 2.0 para rodar.
No entanto, a unidade Drive-E T6 é dotada de turbocompressor e gera gratos 320 cv, o que confere bastante vigor ao modelo, ignorando a massa corporal. Da mesma forma que os 40 mkgf de torque garantem força suficiente para empurrar o grandalhão com até sete ocupantes sem grande esforço.
E o melhor de tudo, é um carro econômico, com consumo urbano na casa dos 7,8 km/l. Na estrada, ele salta para 10,5 km/l. Pode parecer pouco para um popular 1.0, mas para um monstro de duas toneladas é quase mentira de pescador.
O conjunto mecânico do XC90 é completado com uma caixa automática de oito marchas e tração integral. E mesmo que tenha capacitação para uso fora de estrada, seus largos pneus aro 19 são mais apropriados para o uso em asfalto do que para chafurdar na lama.Marcelo Ramos
O XC90 possui tecnologia que permite programar a distância mínima do veículo à frente
Automação
O XC90 apresenta evolução dos sistemas de segurança ativa da marca sueca. O jipão é equipado com diversas tecnologias de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), em que é possível programar a velocidade constante e distância mínima do veículo à frente. Ele também conta com leitor de faixa e sistema de frenagem de emergência, que aumenta a pressão dos freios em situação eminente de colisão.
Há ainda um “piloto automático” que opera até 45 km/h e que, além de frear e acelerar, auxilia na direção, por meio da visualização das faixas de rodagem.
Estilo
Minimalistas, as linhas do XC90 são conservadoras como os antigos Volvo (antes da fusão com a Ford) e indicam como serão os próximos modelos da marca, depois que ela foi adquirida pela chinesa Geely. Inclusive os modelos S90 e V90 já adotam os contornos retilíneos, onde a ousadia fica nas lanternas.Marcelo Ramos
Bem equipado, SUV sueco tem acabamento refinado
Tamanho família
Por dentro, o carro agrada e muito. O espaço é amplo tanto para quem viaja na frente, como na segunda e terceira fileiras, todos contemplados pelo enorme teto solar panorâmico. Aperto apenas para quem vai ao centro. No entanto, há um “banquinho” embutido que permite a perfeita acomodação de uma criança que já abandonou a cadeirinha.
O acabamento é impecável e cheio de frescuras automatizadas que podem soar como desnecessárias, como a abertura elétrica do porta-luvas e três posições de memória dos bancos dianteiros, mas imprescindíveis num automóvel premium.
No entanto, a principal percepção de quem entra no XC90 é o painel. A começar pelo quadro de instrumentos digital com GPS constante, e imensa tela de nove polegadas que agrega praticamente todos as funcionalidades e configurações do jipão, além de sistemas de entretenimento e espelhamento de smartphone.
Marcelo Ramos
O jipão possui espaço generoso para sete pessoas
Ficha técnica
O que é?
Utilitário-esportivo (SUV) de porte grande.
Onde é feito?
Fabricado na unidade de Torslanda, em Gotemburgo (Suécia).
Quanto custa?
R$ 335 mil (versão avaliada).
Com quem concorre?
O XC90 orbita na faixa mais alta do mercado de SUVs, concorrendo diretamente com Audi Q7 (R$ 321 mil), BMW X5 (R$ 330 mil), Land Rover Range Rover (R$ 436 mil), Mercedes-Benz GLE (R$ 336 mil) e Porsche Cayenne (R$ 377 mil)
No dia a dia
O XC90 é um automóvel grande e certamente vai além das necessidades diárias, mas não há como negar que os sistemas de segurança, como leitor de faixa, piloto automático adaptativo, que podem assumir a condução, impressionam. Seus 4,95 metros de comprimento podem ser um problema para se desvencilhar no trânsito ou achar uma vaga na rua. Mas sejamos francos: quem paga R$ 335 mil por um automóvel não procura vaga em estacionamento rotativo e mesmo que seja preciso, o sistema “park assist” se encarrega de fazer a manobra.
Motor e transmissão
O que mais impressiona no XC90 é o volume do motor para um SUV tão grande e pesado. A unidade Drive-E T6 2.0 de 320 cv, associada à caixa de oito marchas e quatro modos de condução (Eco, Conforto, Dinamico, Off-road), oferece ótimo comportamento de acordo com a necessidade, basicamente gerenciando os tempos de trocas e distribuição de torque. Os 40,5 mkgf surgem a partir de suaves 2.200 rpm.
Como bebe?
Com quatro opções de condução, o XC90 no modo esportivo não se envergonha de fazer 4 km/l acelerando de forma bruta. Mas em condições normais com uso do sistema Start/Stop, o consumo impressiona na ordem de 7,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.
Suspensão e freios
O XC90 tem suspensão independente nas quatro rodas e com acerto bastante firme, que lhe confere estabilidade exemplar nas curvas. No entanto, os pneus de perfil baixo não gostam de depressões. Pequenos buracos e tampas de esgoto rebaixadas provocam pancadas secas. Na versão topo de linha (Inscription), o jipão é equipado com suspensão a ar, que ajusta a carga e altura livre.
PONTOS POSITIVOS
- SEGURANÇA E SISTEMAS DE MONITORAMENTO
- PACOTE ELETRÔNICO
- CONSUMO
PONTOS NEGATIVOS
- PREÇO
- NÃO É MEU!