Picapes deixaram de ser meros modelos de carga e ganharam status de carros de passeio e muita aventura
(Marcelo Jabulas)
O mercado está cheio de picapes, com as mais diferentes propostas, tamanhos, motores e preços. E claro que nesse balaio há modelos em que a caçamba é apenas um detalhe e seu negócio é aventura e diversão. Confira quais são os modelos mais insanos do mercado brasileiro.
Ford Ranger Raptor
A Ranger Raptor é uma das picapes mais insanas do mundo. Derivada da Ranger padrão, a picape passou por uma preparação completa. Nova suspensão, amortecedores Fox, bitolas alargadas, pneus todo-terreno são alguns dos truques que fazem da Raptor um carro surreal.
Seu motor V6 biturbo 3.0 de 397 cv e 59 kgfm de torque é algo assustador. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e tem máxima limitada em 180 km/h.
O grande barato desse carro é que ele vira foguete na estrada e de repente pode se enfronhar numa trilha ou no terreno acidentado sem precisar aliviar o pé. Com preço de R$ 475 mil, é uma daquelas extravagâncias que vale a pena experimentar.
Mitsubishi L200 Triton Sport R
Se a Ranger Raptor ainda é comportada demais para suas pretensões e o amigo quer partir para o rali profissional, saiba que a Mitsubishi vende sob encomenda um carro de rali, o L200 Triton Sport R.
Esse carro vem preparado de fábrica para a categoria T2 do Rali dos Sertões. Ela conta com instrumentação de competição, carroceria com alívio de peso, gaiola de proteção, bancos de corrida e cinto de cinco pontos.
Seu motor 2.4 turbodiesel entrega 225 cv e 51,2 kgfm de torque. Com a chegada da nova geração, a marca deverá atualizar o modelo. Os preços são sob consulta.
Ram Rampage R/T
Caso sua praia seja uma picape nervosa para pegar estrada, a Ram Rampage R/T é o seu número. A versão topo de linha da picape do carneiro foi pensada para ser um esportivo com caçamba.
Ela recebeu pneus de perfil baixo e largos justamente para oferecer o melhor comportamento no asfalto. Seu motor Hurricane 4 2.0 turbo de 272 cv e 40 kgfm torque é combinado transmissão de nove marchas tração 4x4.
Com faixas no capô, rodas pretas de 19 polegadas, ela é sucessora espiritual da Dodge Dakota R/T vendida no Brasil vendida no início dos anos 2000. Seu preço parte de R$ 296 mil.
Toyota Hilux GR-Sport
Quando se fala em picape robusta não há como não lembrar da Toyota Hilux. E não é para menos, a japonesa é um tanque de guerra com caçamba. Mas ela pode ir além da na versão GR Sport.
A picape de alta performance teve o motor 2.8 turbodiesel recalibrado para 224 cv e 55 kgfm de torque, combinado com caixa de seis marchas e tração 4x4. A picape também teve bitolas alargadas, que a deixaram mais estável em velocidades elevadas, assim como na transposição de terrenos muito acidentados.
No entanto, é preciso ficar esperto. A Toyota descontinuou a versão na linha 2025. Assim, quem quiser essa picape terá que percorrer as concessionárias em busca de alguma esquecida no estoque. Até dezembro, ela custava 272 mil.