PICAPE DA AMAZON

Slate Truck é a aposta de Jeff Bezos para entrar no mercado automotivo

Picape de Jeff Bezos é espartana, compacta para ser barata, bem diferente do gosto norte-americano

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 06/05/2025 às 16:24.
 (Foto: Slate/Divulgação)

(Foto: Slate/Divulgação)

O mercado ocidental de automóveis vive um drama diante do avanço da indústria chinesa. Marcas tradicionais sofrem para acompanhar o desenvolvimento tecnológico de novos emblemas asiáticos que aprenderam, igualaram e superaram velhos fabricantes.

Hoje, os chineses são capazes de lançar novos produtos com pelo menos 25% mais agilidade que marcas ocidentais. E o mais impactante, com preços muito mais agressivos.

Nessa toada, Jeff Bezos, o chefão da Amazon, resolveu entrar no mercado e criou a Slate Truck. Trata-se de uma nova marca de utilitários que promete vender uma picape elétrica por apenas US$ 20 mil (R$ 113,7 mil). 

A picape compacta com cabine simples é equipada com motor de 203 cv, com tração traseira e bateria de 52 kWh, que promete 240 km de autonomia. Uma opção com células de 84,3 kWh e 385 km também pode ser oferecida.

A mesma picape servirá pode se transformar em um SUV compacto de cinco lugares, basta adquirir o kit de conversão e fazer a modificação na garagem. A ideia é oferecer uma espécie de carro base, com adição de componentes para ajustar à necessidade do consumidor.

"A definição do que é acessível está quebrada. A Slate existe para devolver o poder aos clientes que foram ignorados pela indústria automobilística. A Slate é uma plataforma de caminhonete radical, tão personalizável que pode se transformar de uma picape de 2 lugares em um SUV de 5 lugares", profetiza o CEO da Slate, Chris Barman.

Confiança a parte, resta saber se a Slate cairá no gosto do consumidor norte-americano. Trata-se de um carro espartano, com rodas de aço e que abre mão do acionamento elétrico dos vidros. O ar-condicionado é analógico e não multimídia, o usuário usa o próprio smartphone para navegar e ouvir sua música.

Ou seja, um carro muito simplório, bem diferente do que o consumidor norte-americano almeja. Vale lembrar que estamos falando de um mercado que ainda abomina carros elétricos, adora motores V8, bancos em couro, luxo e o máximo de comodidade. 

Por outro lado, oferece oito airbags, assistentes de condução e soluções para mitigação de acidentes. Será que dá para pedir os pedaços pela Amazon?

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por