Toyota Hiace amplia opções no segmento de transporte de passageiros e cargas, em um segmento dominado por Renault Master e Mercedes Sprinter
(Foto: Toyota/Divulgação)
No Brasil há marcas que se destacam em segmentos distintos e muitas vezes deixam de lado outras frentes, pois se dão por satisfeitas com sua estratégia. A Toyota é a dona do segmento de picapes médias, com a Hilux, mas nem por isso ela se acomodou.
A marca acaba de lançar a Hiace, van que já soma 58 anos de tradição e mais de 6 milhões de unidades vendidas em 150 países, que chega para concorrer num segmento dominado pela Renault Master, mas que tem como metonímia a Mercedes Sprinter. O modelo marca a estreia da marca japonesa no segmento nacional de vans, com versões Minibus, Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada.
O foco da Hiace é combinar robustez mecânica e baixo custo de propriedade. Para isso, utiliza o mesmo conjunto da Hilux, picape referência de durabilidade da Toyota. O motor é o 2.8 turbodiesel, que entrega 174 cv e torque de 45,8 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. A tração traseira foi mantida para garantir desempenho mesmo em situações de lotação completa.
A versão Minibus, primeira a chegar ao mercado, tem capacidade para 15+1 ocupantes. Os bancos são reclináveis, há saídas individuais de ar-condicionado e a última fileira pode ser rebatida para liberar espaço para bagagens. O interior prioriza ergonomia, com painel elevado, central multimídia de 9 polegadas e posição de dirigir semelhante à de um automóvel.
No design, a carroceria adota o formato semi-bonnet, com capô alongado que amplia a cabine e reduz vibrações. O desenho foi pensado para favorecer a aerodinâmica e a visibilidade do condutor, além de facilitar a circulação em áreas urbanas com altura total de 2,28 metros (abaixo do padrão de 2,40 metros de garagens comerciais).
A segurança inclui cintos de três pontos para todos os ocupantes, três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, além de câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros.
Outro diferencial é o Toyota 10, programa que estende a garantia para até 10 anos ou 200 mil km para uso particular (150 mil km no comercial). A cobertura adicional é ativada a cada revisão feita na rede autorizada, sem custo extra. O preço da versão Minibus AT DX 15+1 é de R$ 365 mil.