(Foto: Marceo Jabulas)
Janeiro é um mês ruim para comprar e vender carro. Afinal, é mês de pagar IPTU, IPVA, material escolar, prestação da viagem, fatura do cartão de crédito. Mas o primeiro mês de 2024 foi melhor que no ano passado, com 891 mil carros que trocaram de donos.
Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em janeiro de 2023, foram 784 mil carros vendidos. Ou seja, uma alta de quase 14%.
Há três fatores que influenciam o aumento das vendas. O primeiro foi o estouro da bolha do usado. Durante a pandemia, o preço do usado subiu de preço, devido a paralisação das fábricas e falta de insumos, que reduziram a oferta de carros novos.
Isso gerou uma valorização exacerbada do preço do carro usado. Outro fator que contribuiu para o melhor cenário foi a queda da taxa Selic, assim como maior oferta de crédito na praça.
Rei dos usados
Mais uma vez o Volkswagen Gol foi o modelo mais vendido entre os usados. Em janeiro quase 59 mil unidades trocaram de mão. A soberania do Gol é fácil de explicar: o modelo ainda ostenta o título de carro com maior volume de produção no Brasil, já que ficou em produção por 42 anos.
São mais de 8,5 milhões de unidades e até sua aposentadoria em 2022, era o principal produto da Volks. Assim, há uma frota imensa do Gol em circulação, o que faz dele naturalmente o líder do varejo de segunda mão.
Outros dois aposentados fecham o pódio dos usados: Palio e Uno. O primeiro ficou em linha entre 1996 e 2018. Já o Uno estreou em 1984 e ficou em produção até 2021.
No entanto, vale destacar o desempenho do Chevrolet Onix. O hatch chegou ao mercado em 2012 e tem 12 anos de mercado. É o mais jovem na lista dos 10 mais vendidos e figura na quarta posição, superando outros veteranos com muito mais tempo de mercado. Confira: