Nissan Versa SR paga de esportivo, mas é o sossegado e confiável sedã de sempre, o que é ótimo
(Marcelo Jabulas)
Carros esportivados existem há muito tempo, apesar de o adjetivo nunca ter sido adicionado na gramática culta. Seja como for, o esportivado é um automóvel de visual esportivo, mas sem de fato entregar 1 cv a mais de emoção.
A Nissan resolveu ampliar a linha do Versa com a versão SR. Ela se posiciona entre a Advance e Exclusive, com preço sugerido de R$ 127.390. Se retirarmos o emblema SR, na grade do radiador, e o pequeno aerofólio na traseira, ele se transforma num Advance.
Seu pacote de conteúdos agrada e inclui direção elétrica, quadro de instrumentos parcialmente digital, partida sem chave, multimídia (com conexão cabeada para Android Auto e Apple CarPlay), carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, ar-condicionado analógico, alerta de colisão, frenagem emergencial, câmera de ré e rodas de liga leve, aro 16, fazem parte do pacote de conteúdos. Por ser um "esportivo", os bancos têm forração em tecido com fios vermelhos e preto.
Ao volante
O Versa sempre agradou por ser um carro suave. Seu motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm de torque segue o padrão do segmento de compactos e supera rivais como o Fiat Cronos (107 cv). Mas não acompanha colegas com motores 1.0 turbo, que entregam mais torque com rotações mais baixas.
Na verdade, o Versa é bem tranquilão, não gosta de grandes esforços. A transmissão automática, do tipo CVT, com emulação de seis marchas, também ajuda nesse jeito manso de ser. Por outro lado, a caixa entrega uma suavidade ímpar ao japonês.
Rodamos com o Versa SR na cidade e na estrada, sempre abastecido com etanol. No trajeto urbano seu consumo ficou na casa dos 7,2 km/l. Já na estrada, chegou a 10,4 km/l.
O sedã é prático, tem porta-malas farto (482 litro) e bom espaço interno. Ele transporta quatro ocupantes com muito conforto. Instalamos duas cadeirinhas infantis e ainda conseguimos afivelar o quinto passageiro (um menino de 14 anos) ao cinto do meio.
Palavra final
O Nissan Versa é um carro legal, mas seus R$ 127,4 mil não valem pelo emblema esportivo. Pessoalmente, a melhor escolha é a Advance, que parte de R$ 122.690 e tem praticamente os mesmos conteúdos.