Novo VW Tera é a aposta da marca alemã para concorrer no segmento de acesso dos SUVs
(Foto: VW/Divulgação)
Não era segredo para ninguém que a Volkswagen iria apresentar no Tera durante o Carnaval do Rio de Janeiro. O SUV compacto antecipou o desfile do Grupo Especial, na tarde deste domingo (2). Mas seu lançamento comercial ainda demora um pouco e pode chegar até o meio do ano.
O Tera se tornou assunto desde o Rock‘n’Rio. A marca alemã tem apostado em grandes eventos para buscar publicidade e anunciar seus produtos. Na ocasião quase nada pode ser visto, já que o carro estava numa espécie de gaiola iluminada. Mas enfim o SUV foi mostrado por completo.
Desenvolvido pelos times de engenharia e design da marca no Brasil, o Tera é derivado do Polo Track, que utiliza plataforma MQB-A0 (mais simples que a do Virtus e T-Cross). Ele também utiliza motor 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas. Uma versão de acesso, com motor 1.0 de 84 cv e caixa manual de cinco marchas também está nos planos da VW, mas deve demorar um pouco mais para chegar.
Por dentro, o Tera conta com quadro de instrumentos digital, multimídia (com conexão para smartphones), carregamento por indução (com ventilação), ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, assim como opção de bancos revestidos em couro.
Por fora o carro chama atenção pelo design musculoso. Apesar de ter medidas muito próximas de um Polo, nas imagens ele aparenta ser maior, graças à linha de cintura elevada, que se intensifica a partir da segunda porta. A coluna C alargada é herança dos VW, desde o Golf.
Trata-se de um carro bonito e agradável aos olhos e certamente dará trabalho para seus rivais diretos: Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. Mas a VW quer mais do Tera. O modelo será vendido em 25 mercados, na América do Sul e também na África.
“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comenta Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
O Terá será oferecido a princípio com quatro versões de acabamento, além de uma série limitada para marcar o lançamento comercial. Os valores ainda são segredo, mas deverão girar em torno de R$ 115 mil e R$ 145 mil, para ficar próximo de seus concorrentes diretos.