ID.Cross tem estilo suave, quase com jeitinho de Evoque, mas é tido como a tábua da salvação da estratégia elétrica da VW
(Foto: VW/Divulgação)
A Volkswagen apresentou no Salão de Munique o ID.Cross Concept, protótipo de SUV compacto que antecipa a estratégia da marca de ampliar a oferta de veículos elétricos acessíveis na Europa. O modelo chega ao mercado em 2026 e terá preço estimado entre 28 mil e 30 mil euros.
Com dimensões próximas às do T-Cross (europeu), o ID. Cross Concept mede 4,16 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O desenho segue a linguagem “Pure Positive”, adotada pela Volks para sua nova geração de elétricos, marcada por superfícies suaves, faróis integrados e linhas que remetem a modelos clássicos, como o Golf.
Por dentro, o painel digital combina quadro de instrumentos de 11 polegadas e central multimídia de 13 polegadas. Os comandos são feitos por botões físicos, além de reconhecimento de voz. A Volkswagen afirma que o cockpit foi desenhado para facilitar o uso no dia a dia, com atenção à ergonomia e à praticidade.
Construído sobre a plataforma elétrica MEB+, o ID. Cross Concept utiliza motor dianteiro 211 cv. A autonomia declarada é de até 420 km pelo ciclo WLTP (europeu), com velocidade máxima limitada a 175 km/h. O modelo é capaz de rebocar até 1.200 kg e possui suporte para bicicletas de até 75 kg.
O conceito também marca a estreia de soluções atualizadas de software e gestão de bateria, que prometem ganhos em eficiência e durabilidade. A tração é dianteira, mas a arquitetura prevê espaço para futuras versões com tração integral.
O ID. Cross é visto como um dos pilares da linha de elétricos compactos da Volkswagen, que também terá o hatch ID. Polo, o esportivo ID. Polo GTI e o utilitário ID. Every1, programados para 2026 e 2027. A marca aposta nestes modelos para competir com fabricantes chineses, que têm avançado na Europa com elétricos de menor custo. O lançamento comercial do ID. Cross está previsto para o verão europeu de 2026.
Por aqui, a VW deverá se inspirar no estilo para desenvolver a segunda geração do T-Cross. Ele não será elétrico, mas será montado sob a plataforma MQB Evo, como apurou a revista Autoesporte, e terá versões híbridas.