(Toyota/Divulgação)
A Toyota deu uma tacada certeira quando decidiu apostar suas fichas em um SUV médio (o Corolla Cross) quando o mercado todo se sentava diante da roleta dos compactos. O utilitário se tornou um sucesso e rivaliza com o Jeep Compass nas cabeças do segmento.
Agora a Toyota levará todo seu cacife para a mesa dos SUVs compactos com o Yaris Cross. Diferente do modelo apresentado há cerca de três anos na Europa, a versão brasileira seguirá o padrão do modelo vendido no mercado asiático.
Mas não se trata de um carro feioso como foi o Etios ou com pouco tempero, como é o Yaris, que também deriva de projetos para o Leste Asiático. O Yaris Cross é bacaninha, tem estilo mais interessante que o Corolla Cross.
O estilo é composto por elementos geométricos na parte frontal, para-lamas e recortes das colunas. Um estilo que deixa o jipinho com cara de valente.
Suas medidas seguem o patamar dos SUVs compactos com 4,31 m de comprimento de 2,62 m de distância entre-eixos. Por dentro, o espaço interno segue o padrão de concorrentes como o Hyundai Creta.
E por falar em interior, o Yaris Cross é refinado. O modelo conta com quadro de instrumentos digital, climatização eletrônica, teto-solar panorâmico. Pelas imagens divulgadas lá fora, o modelo conta com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitor de permanência em faixa. O multimídia é flutuante, mas sem aquela “casca” de televisão de tubo como no Corolla.
Motores
O Yaris Cross terá versões híbridas e totalmente a combustão. Lá fora ele utiliza motores 1.5 com potências de 106 e 80. O bloco de menor vigor é atrelado a uma unidade elétrica, num padrão semelhante ao do Corolla e Corolla Cross.
Também há a possibilidade de vir uma versão híbrida leve, em que o módulo gerador (que faz as vezes de arranque e alternador) entregue torque em situações de baixa demanda. Mas nada ainda foi confirmado.
O que é certo é que o SUV já está em testes no Brasil. Seu lançamento deverá ocorrer até meados de 2024. O Yaris Cross será pioneiro no segmento, uma vez que Kia Stonic e Cada Chery Tiggo 5x utilizam tecnologia Mild Hybrid.