Sedã sensual

Zagato apresenta Giulia, cupê de coleção para Alfa Romeo

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 27/12/2022 às 10:22.
Para marcar os 100 anos da Zagato, carrozziere transforma Alfa Romeu Giulia num cupê fascinante (Divulgação)

Para marcar os 100 anos da Zagato, carrozziere transforma Alfa Romeu Giulia num cupê fascinante (Divulgação)

Não se pode negar que uma das fabricantes de automóveis mais carismáticas do mundo é a milanesa Alfa Romeo. Ao mesmo tempo, também não podemos questionar a audácia e criatividade da carrozziere Zagato. E quando as duas se unem, o resultado nunca desaponta.

A encarroçadora italiana acaba de finalizar o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato. Trata-se de uma versão especialíssima de um dos nomes mais famosos da Alfa. A Giulia está presente na Alfa Romeo há décadas. Já foi cupê, conversível, hatch e até sedã. 

A SWB Zagato foi desenvolvida a partir da atual geração da Giulia. Se o amigo não sabe, trata-se de um sedã sensual, com direito a uma versão fantástica equipada com V6 biturbo de 510 cv. 

O modelo surgiu para celebrar o cenário na Zagato, em 2021. Mas o projeto se estendeu, e a empresa buscou referências em outros modelos como o Tipo G1, de 1921, assim como TZ3 Corsa Zagato e a Alfa Romeo S.Z.

A SWB Zagato foi desenvolvida a partir da atual geração da Giulia. Se o amigo não sabe, trata-se de um sedã sensual, com direito a uma versão fantástica equipada com V6 biturbo de 510 cv

Como o nome diz, essa Giulia utiliza entre-eixos encurtados, daí a sigla SWB, que significa Short Wheelbase. Afinal, a Zagato levou ao pé da letra a essência de um cupê (cortado em francês) ao encolher o sedã e remover as portas traseiras.

O resultado é um carro perturbador, que parece ser uma criatura com vida própria. Os faróis intimidadores, o imenso scudetto (a tradicional grade triangular das Alfas), o capô longo, a traseira curta e bem vertical, como nos cupês dos anos 1950 e 1960. 

Sob o capô, a versão mais furiosa do V6 biturbo 2.9, que equipa a Giulia GTAm. São quase 540 cv e 60 kgfm de torque distribuídos nas rodas traseiras por uma transmissão manual de seis marchas. Combinação que faz desse cupê um supercarro fantástico e purista. 

Por dentro, o visual também é exclusivo. O quadro de instrumentos com as imensas molduras redondas está, lá para garantir que se trata de uma Alfa. Mas o restante do painel é extremamente moderno e elegante, com elementos na cor da carroceria, seguindo a ideia da Giulia original.

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