Para marcar os 100 anos da Zagato, carrozziere transforma Alfa Romeu Giulia num cupê fascinante (Divulgação)
Não se pode negar que uma das fabricantes de automóveis mais carismáticas do mundo é a milanesa Alfa Romeo. Ao mesmo tempo, também não podemos questionar a audácia e criatividade da carrozziere Zagato. E quando as duas se unem, o resultado nunca desaponta.
A encarroçadora italiana acaba de finalizar o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato. Trata-se de uma versão especialíssima de um dos nomes mais famosos da Alfa. A Giulia está presente na Alfa Romeo há décadas. Já foi cupê, conversível, hatch e até sedã.
A SWB Zagato foi desenvolvida a partir da atual geração da Giulia. Se o amigo não sabe, trata-se de um sedã sensual, com direito a uma versão fantástica equipada com V6 biturbo de 510 cv.
O modelo surgiu para celebrar o cenário na Zagato, em 2021. Mas o projeto se estendeu, e a empresa buscou referências em outros modelos como o Tipo G1, de 1921, assim como TZ3 Corsa Zagato e a Alfa Romeo S.Z.
Como o nome diz, essa Giulia utiliza entre-eixos encurtados, daí a sigla SWB, que significa Short Wheelbase. Afinal, a Zagato levou ao pé da letra a essência de um cupê (cortado em francês) ao encolher o sedã e remover as portas traseiras.
O resultado é um carro perturbador, que parece ser uma criatura com vida própria. Os faróis intimidadores, o imenso scudetto (a tradicional grade triangular das Alfas), o capô longo, a traseira curta e bem vertical, como nos cupês dos anos 1950 e 1960.
Sob o capô, a versão mais furiosa do V6 biturbo 2.9, que equipa a Giulia GTAm. São quase 540 cv e 60 kgfm de torque distribuídos nas rodas traseiras por uma transmissão manual de seis marchas. Combinação que faz desse cupê um supercarro fantástico e purista.
Por dentro, o visual também é exclusivo. O quadro de instrumentos com as imensas molduras redondas está, lá para garantir que se trata de uma Alfa. Mas o restante do painel é extremamente moderno e elegante, com elementos na cor da carroceria, seguindo a ideia da Giulia original.