A linha 62 Estação Venda Nova – Savassi lidera ranking de reclamações dos usuários (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Em uma semana, mais de 1,6 mil reclamações foram enviadas por usuários do transporte público de Belo Horizonte pelo canal de comunicação criado para receber as demandas dos passageiros. Segundo dados da prefeitura, as três linhas mais queixas nos últimos dias são a 62 (Estação Venda Nova/Savassi), 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol) e 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais).
As principais reclamações são sobre o novo quadro de horários, descumprimento das escalas e a superlotação dos veículos. Ao todo, foram 1.658 notificações enviadas pelo novo canal.
Ônibus lotado na linha 62 Estação Venda Nova – Savassi (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
O sistema é parte do acordo que prevê o pagamento de subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus. Após o pagamento da primeira parcela do subsídio, efetuado em 11 de julho, uma das obrigações das empresas de ônibus era aumentar a oferta de viagens em dias úteis em, no mínimo, 15% em comparação com março de 2022. Após duas semanas, um novo acréscimo deve ser feito, totalizando 30% de reajuste nas viagens.
Para registrar a reclamação, o usuário precisa mandar uma mensagem via Whatsapp para o número (31) 98472-5715 informando o problema, o horário da viagem e o número do veículo. De acordo com a prefeitura, as queixas são repassadas para as concessionárias.
Em nota, a Prefeitura informou que o acompanhamento de todas as linhas do transporte coletivo está sendo feito no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) em tempo real e por fiscais que estão nas ruas e terminais de ônibus.
“Qualquer divergência deve ser verificada de imediato para as providências necessárias e garantia do atendimento aos usuários. As manifestações dos passageiros são enviadas às concessionárias para as devidas providências”, diz a nota.
Também por nota, o SetraBH informou que todas as reclamações estão sendo verificadas e avaliadas. "Diariamente, técnicos do Transfácil e BHTrans estão avaliando conjuntamente todas as intervenções necessárias para ajustar e adequar a demanda de passageiros em algumas linhas e trechos".
O sindicato disse ainda que "as impedâncias no trânsito", como horários de pico e acidentes em vias de grande fluxo de veículos, "comprometem a operação e geram reclamações do sistema que não é prioritário nas vias da capital mineira".
Confira as linhas com mais reclamações na última semana: