Janaína Gonçalves
Repórter
Com sede de crescer, o mercado de vendas de água mineral em Montes Claros tem adquirindo mais adeptos, tanto pela qualidade do produto quanto por ser componente primordial de uma boa saúde.
Foto: Janaína Gonçalves
Água mineral tem sido a opção para matar a sede dos montes-clarenses
Os comerciantes comemoram com as temperaturas elevadas e pela procura cada vez maior nos estabelecimentos. Conforme o proprietário de uma mercearia na zona oeste da cidade, Igor Ribeiro, com o calor, as vendas estão bem significativas.
- O ano todo se vende água, mas no período de altas temperaturas, este número aumenta em 40% - relata.
Ribeiro ressalta que, em média, são vendidas por semana cerca de 40 galões de 20 litros de água. Por mês, pode chegar a 200.
Em outro estabelecimento, o proprietário Luiz Henrique Baliza informou que chega a vender 1.200 galões de água de 20 litros por mês.
- Montes Claros tem uma água muito calcária e, hoje, a população está mais preocupada com a saúde, optando por uma água mais leve e saudável - avalia.
Mas o proprietário salienta que para comercializar este produto também exige cuidados.
- Seguimos as normas de compra e venda. Os galões de água devem ser conservados em lugares arejados e não podem ficar expostos ao sol. A validade dos garrafões é de 3 anos. Já água pode ficar armazenada por um mês nos postos de vendas. O custo varia de marca, de R$ 6 a R$ 7 - reforça.
Quem relata que não fica sem água mineral em casa é o motorista Issac Ferreira de Aquino.
- Toda semana, compro um vasilhame de água. Por mês gasto 1.000 litros de água mineral, o que tem ajudado no tratamento de saúde do meu pai - revela.
O motorista explica ainda que sente a diferença quando toma uma água apenas filtrada e a mineral.
- A que é só filtrada é mais pesada e não mata a sede, ao contrário da mineral - ressalta.
Dados do Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada, a água mineral foi o artigo que apresentou uma alta de 5.694%, superando itens como iogurte (que subiu 702%), refrigerante (com alta de 490%) e alimentos preparados (aumento de 216%). O setor de água mineral registrou crescimento acumulado de 104%, segundo o DNPM - Departamento nacional da produção mineral.