(Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação)
A alfaiataria oversized (propositalmente exagerada) materializou-se nas passarelas do verão que se aproxima e de uma maneira bem atualizada. O clima anos 90 da tendência ficou para trás para ressurgir pelas ruas em versões de roupas clássicas, que flertam com o guarda-roupa masculino.
A brincadeira de gêneros, com um toque andrógino pode ser vista em calças, blazers, túnicas e coletes amplos e em sua maioria longos.
Preservada a sofisticação natural, característica da alfaiataria, as novas peças transitam facilmente entre um look despojado e um mais formal. Toda a rigidez passa a ser substituída por uma silhueta contemporânea, que busca o equilíbrio entre o minimalismo e o sensual, que nada mais é do que o desejo de toda mulher moderna.
O toque feminino fica por conta da combinação com elementos finos, como os acessórios, ou coordenar a modelagem oversized com outras peças mais limpas e que valorizam o corpo. Nessa hora, se faz presente os decotes mais profundos, as fendas e as assimetrias.
Com tantas possibilidades, um item em especial se destaca. O maxicolete é, sem dúvidas, a peça-chave dos looks de calor. O hit da temporada é exatamente essa camada extra resultante de sobreposições que ele proporciona.
Longas túnicas também conseguem garantir o mesmo efeito para a produção. Não menos importante, o blazer – indispensável para enfrentar dias com mudanças bruscas de temperatura ou o forte ar condicionado dos ambientes de trabalho – perde a sobriedade quando usado em conjunto com peças despretensiosas como as minissaias ou vestidos. Tons claros, como o branco, são uma aposta certeira para deixar as produções mais leves e bem femininas.