(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
O Viaduto Angola, na avenida Antônio Carlos, na região do bairro Lagoinha, Noroeste de BH, ficará fechado a partir desta terça-feira, 27, para obras de manutenção. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), será necessária a troca de aparelhos de apoio da estrutura. Pelo menos quatro dessas vigas apresentaram rotação e serão substituídas. O problema foi identificado durante vistoria periódica do órgão.
De acordo com a superintendente da Sudecap, Beatriz de Moraes, o viaduto não corre risco de desabar. "Essa manutenção é rotineira e foi identificada durante uma análise comum. As juntas não estão trabalhando como esperávamos", esclarece.
A obra deve durar cerca de 40 dias. A interdição será de 23h às 05h. Nesse período, a BHTrans auxiliará na logística de trânsito da região. "Levamos em consideração o tráfego da região e os instrumentos que temos aqui. Veículos de emergência, como ambulância e viaturas policiais, terão acesso a qualquer horário", explica a gerente de ação regional noroeste da BHTrans, Maria Inês Franco.
A manutenção será realizada pelo Consórcio Andrade Gutierrez, responsável pela construção do viaduto. A Prefeitura de Belo Horizonte não arcará com nenhum dos gastos com a intervenção, já que a estrutura ainda está em fase de garantia.
O viaduto foi construído em 2010 e, de acordo com o órgão, se desgastou precocemente. Não houve erro de cálculo e a gestão municipal não confirma os motivos exatos que afetaram os pilares de aço.