(Google Street View / Reprodução)
Motoristas que passam pela avenida Pedro I, na região da Pampulha, devem ficar atentos ao fechamento do viaduto Oscar Niemeyer a partir desta segunda-feira (22). Segundo a Prefeitura de BH, após vistoria de rotina foi constatada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. Os trabalhos devem durar cinco dias.
As obras de manutenção serão acompanhadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a BHTrans fará a logística do trânsito no local. Durante o período em que o viaduto estiver fechado, serão feitos desvios e os motoristas receberão orientação sobre as opções de rotas.
Os aparelhos de apoio que receberão as intervenções no Oscar Niemeyer correspondem a dispositivos de transição entre as estruturas do viaduto. Eles são necessários porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotação) ou deslizar (translação) uma em relação à outra, explicou a PBH. Esses movimentos nem sempre podem ser absorvidos pelas peças e por isso é preciso um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio.
O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre os dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo aos pilares os esforços verticais.
(PBH / Divulgação)
Desvios
Os veículos que seguem na avenida Portugal (sentido Céu Azul/São Bernardo) ao passarem ao lado da Estação Pampulha em direção ao São Bernardo ou Venda Nova, serão direcionados para a rua Cheik Nagib Assarauy, realizando o seguinte trajeto: Avenida Portugal, rua Cheick Nagib Assarauy, avenida D. Pedro I, avenida Otacílio Negrão de Lima, Alemada das Latânias, Alemada das Acácias, Santa Rosa (sentido bairro), avenida Presidente Antônio Carlos (sentido bairro), Alças de acesso à avenida Portugal após a Barragem da Pampulha, avenida Portugal.
Agentes da BHTrans vão monitorar e orientar os condutores. Faixas e placas sinalizarão os desvios no local.
Transporte Coletivo
As linhas alimentadoras 644, 617, 712, 717, 718, 719 que param na Estação Pampulha e trafegam pelo viaduto Oscar Niemeyer usarão o portão lateral de contingência da estação.
Apenas a linha 719 terá alteração de itinerário: Estação Pampulha, avenida Portugal, Alça de acesso à avenida D. Pedro I(sentido Venda Nova), rua Sãozinha Baggio Coutinho, rua Irlanda, rua São Miguel, rua Maria Moreira Reis.
A linha Suplementar S55 (Santa Mônica) será autorizada a acessar a plataforma alimentadora da Estação Pampulha apenas de passagem, sem embarque ou desembarque, saindo em seguida pelo portão lateral da estação. A medida é importante para não ter atrasos na realização das viagens.
Sobre o viaduto Oscar Niemeyer
Um viaduto foi construído como parte das obras de duplicação da avenida Pedro I. A estrutura faz a ligação entre as ruas Cheik Nagib Assrauy, no Itapoã, e Mário Jofre de Freitas, no Jardim Atlântico.
Em maio de 2013, a estrutura ganhou o nome de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais importantes do século XX, com trabalhos edificados por todo o mundo. O viaduto possui 15,45 m de largura, 5,50 m de altura e 156,29 m de comprimento.
Leia mais: