Vice-campeonato, duas vagas na Libertadores e rebaixamento estarão em jogo na última rodada

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
11/12/2016 às 09:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:02

Com o vice-campeão indefinido, duas vagas na fase preliminar da Copa Libertadores do ano que vem ainda em aberto e um rebaixado à Série B para ser conhecido, será disputada neste domingo (17) a última rodada do Campeonato Brasileiro, com todos os jogos marcados para as 17h (de Brasília).
O confronto mais importante será na Arena da Baixada, em Curitiba, que terá lotação máxima, já que todos os ingressos foram vendidos antecipadamente.

O Atlético-PR precisa vencer o Flamengo para manter o quinto lugar e garantir presença na Libertadores do ano que vem. O time carioca, hoje segundo colocado, também precisa ganhar para ser vice-campeão e garantir a premiação de R$ 10,7 milhões. O terceiro colocado leva R$ 3,4 milhões a menos.

Em caso de empate, o Furacão vai precisar que Botafogo ou Corinthians não vençam. Se perder, terá de contar com derrota dos cariocas ou empate dos paulistas.O Botafogo joga fora de casa, mas contra um Grêmio que deverá estar mais preocupado com a festa pela conquista da Copa do Brasil na última quarta-feira, diante do Atlético. O Corinthians encara o Cruzeiro, no Mineirão.

O alvinegro carioca, que é sexto colocado, também se garante na Libertadores com uma vitória em Porto Alegre. Empatando, precisará de derrota do Atlético-PR ou empate do Corinthians. Se perder, só vai disputar a competição sul-americana se o Timão não vencer o Cruzeiro, no Mineirão.

MINEIRÃO

Dos três clubes na briga pela fase preliminar da Libertadores 2017, o Corinthians é o único que não depende só dele. Além de vencer o Cruzeiro, terá que contar com empate de Atlético-PR ou Botafogo. No caso do Flamengo, se ele empatar ou perder, precisará de um tropeço do Santos, que recebe o lanterna América, na Vila Belmiro.

REBAIXAMENTO
Assim como a disputa pelas duas vagas na fase preliminar da Copa Libertadores do ano que vem, a briga para não ser o quarto rebaixado à Série B também envolve três clubes. A situação mais tranquila é a do Vitória, que recebe o campeão Palmeiras, que terá um time reserva, no Barradão, em Salvador. Para o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, as chances de queda do rubro-negro baiano são de apenas 0,60%.


Isso porque o Vitória só voltará à Série B se perder, e Sport e Internacional vencerem, sendo que o Colorado precisa tirar uma diferença de seis gols no saldo entre eles. O Sport recebe o já rebaixado Figueirense, na Ilha do Retiro. Vencendo, disputará a Série A no ano que vem. Se empatar ou perder, o time pernambucano precisa contar com pelo menos um empate do Internacional. O Colorado levará todo seu desespero a Edson Passos, na Baixada Fluminense, onde enfrenta o Fluminense.

O time do técnico Lisca só evita o rebaixamento conquistando os três pontos. Além disso, precisa contar com pelo menos um empate do Sport ou derrota do Vitória, mas aí terá que tirar a diferença entre eles no saldo de gols.

Em meio à disputa dentro do gramado, o Inter se vê envolvido em uma grande confusão fora das quatro linhas. A CBF acusa a equipe de utilizar e-mails falsos para reabrir o caso que buscava punir o Vitória pela utilização do zagueiro Victor Ramos. Já direção do time gaúcho rebate. “Nós defendemos a autenticidade do documento, não houve má-fé, temos uma fonte envolvida na transferência”, afirmou o advogado Daniel Cravo, um dos integrantes do departamento jurídico do Internacional. A última rodada terá ainda São Paulo x Santa Cruz e Ponte Preta x Coritiba.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por