Espécies estão sendo plantadas nesta quarta-feira (9); cartão postal de BH foi reaberto ao público no último dia 26 após ficar fechado por quase um ano para obras
A Praça da Estação está mais verde. Estão sendo plantadas na tarde desta quarta-feira 18 palmeiras e 21 ipês que fazem do projeto de reforma do local. Cartão-postal de Belo Horizonte, a praça foi reaberta ao público no último dia 26 após ficar fechada por quase um ano para obras, que custaram, aproximadamente, R$ 8,9 milhões.
De acordo com o projeto, as palmeiras da espécie Areca de Locuba ficam à frente da praça, na avenida dos Andradas. Uma alameda de ipês vai ladear o caminho até a entrada da Estação Central do metrô.
"Esse é um resgate do projeto da intervenção feita em 2003 há 21 anos do primeiro restauro da região. O que acrescenta ao projeto original é a recuperação das fontes e a colocação dos balizadores, mais bancos para controlar a entradas de veículos", comentou a arquiteta Du Leal, autora do projeto original e que acompanhou os trabalhos na tarde desta quarta-feira.
Arquiteta Du Leal acompanha o trabalho na Praça da Estação (Valéria Marques / Hoje em Dia)
A respeito das fontes e das palmeiras, Du Leal conta que a ideia era construir uma "floresta de água", com 78 esguichos.
"As árvores só puderam ser plantadas na lateral, formando um boulevard, estamos plantando 25 ipês amarelos, preservando 13 magnólias da época de 2023. Colocamos Arecas que são da família dos coqueiros, elas não dão coco mas tem o porte do coqueiro, ela é pequenininha. Queríamos homenagear a praia da Estação, essa palmeira não passa de 15 metros, ela é graciosa e delicada, vai dar uma sombra nos pontos de ônibus e dar um ar de praia na Estação", detalhou a arquiteta.
Além das fontes interativas e luminosas, também foi trocado o piso, canaletas e grelhas danificadas. Bancos e lixeiras foram trocados e o paisagismo também foi recuperado.
Leia mais:
VÍDEO: em meio a calorão em BH, único bebedouro da Praça da Liberdade não está funcionando
Incêndio atinge Serra da Moeda pelo 3º dia consecutivo; veja outras vegetações afetadas em Minas
Bairros de Contagem e Ribeirão das Neves ficam sem água nesta quarta; saiba quais