Cerca de 250 kg de maconha foram apreendidas durante operação
(Fernando Michel/Hoje em Dia)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), desencadeou a operação Dupla Jornada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo fornecimento de drogas em Belo Horizonte e região metropolitana.
Durante a investigação, a polícia revelou que o grupo criminoso utilizava caminhões vindos do Paraguai com compartimentos secretos instalados próximos ao tanque de combustível para transportar drogas de maneira disfarçada. Esse método de transporte era utilizado para despistar autoridades e assegurar a chegada dos entorpecentes aos centros urbanos de Minas Gerais.
"Dentro do contexto, abastecendo não só Belo Horizonte, região metropolitana e, porventura, outras outras localidades aqui de Minas Gerais. Percebermos e identificamos participação de pessoas de fora do nosso país, que pode ter um desdobramento muito maior do que tal. O mais importante destacar que o Denarc vem vem focando nessa parte de combater não só o tráfico propriamente ilícito de drogas, mas ponto também essa movimentação financeira e a forma como essa droga vem transitando o nosso estado. A partir desse trabalho feito especificamente na data de ontem será eh realizado o relatório de inteligência e repassado para as outras polícias", explicou o delegado Rodrigo Bustamante.
As ações de combate ao tráfico ocorreram simultaneamente nos municípios de Ibirité e Contagem, resultando na prisão de diversos envolvidos, além da apreensão de um cavalo mecânico, uma arma de fogo e cerca de 250 kg de drogas.
Mais detalhes sobre a operação serão fornecidos em uma coletiva de imprensa, na qual a Polícia Civil deverá esclarecer o andamento das investigações.